terça-feira, setembro 30, 2008

Imagem obstruida

O repórter cinematográfico José Alberto, TV Aldeia, estava em um seminário promovido pela emissora quando alguns colegas tiraram fotos do jornalista dizendo que ele estava atrapalhando a visão da palestra e das imagens do telão. Não da para entender o porquê de tal afirmação, por que será? Vejam nas fotos e tirem suas conclusões.



domingo, setembro 28, 2008

Glória Silva e a ingá

Enquanto comanda o programa Gazeta Alerta, da TV Gazeta, a jornalista Glória Silva degusta uma deliciosa ingá. Sempre sorridente, a editora chefe do Programa comandado pelo competente Edvaldo Souza, é sempre generosa e oferece a todos os diretores e técnicos da emissora um pedacinho da deliciosa ingá da Glória.



sexta-feira, setembro 26, 2008

O amor é lindo!

Jailson Fernandes, repórter cinematográfico do Gazeta Alerta, TV Gazeta, e Antonio Carlos, o Malvadeza, repórter policial, são amigos até debaixo d'água, a amizade é tão grande que quando se encontram é aquela felicidade. Aqui, Jailson ao encontrar Malvadeza da uma grande cafungada no pescoço do repórter, mostrando com isso o grande afeto que tem pelo amigo.

quinta-feira, setembro 25, 2008

Tarso Genro: projeto não restringe liberdade de imprensa

O Ministro da Justiça, Tarso Genro, enviou à Associação Brasileira de Imprensa (ABI) declaração, na última segunda-feira, dia 22, afirmando que a proposta que o Governo encaminhou ao Congresso Nacional sobre as escutas ilegais e sua divulgação não contém restrições à liberdade de imprensa. Segundo o texto, a medida "não tem nenhum vínculo, nenhuma ligação direta ou indireta, nenhum tipo de incidência sobre a reserva de fontes, para os jornalistas, nem tem qualquer relação com a liberdade de imprensa ou com o direito de informação".
A seguir a íntegra do documento encaminhado pelo Ministro Tarso Genro à ABI:

Marcello Casal Jr/ABr


"A proposta do Governo a respeito das escutas ilegais e da sua divulgação, que está sendo remetida ao Congresso Nacional, não tem nenhum vínculo, nenhuma ligação direta ou indireta, nenhum tipo de incidência sobre a reserva de fontes, para os jornalistas, nem tem qualquer relação com a liberdade da imprensa ou com o direito de informação.
Tenho lido alguns comentários sobre o assunto 'escutas ilegais' e seu uso, que não se reportam à proposta do Governo, mas a uma proposta imaginária que não se sabe a origem.
O projeto-de-Lei do Governo diz, simplesmente, que utilizar informação obtida ilegalmente, ou que está sob sigilo, para obter vantagem, ou para caluniar, difamar, ou injuriar é crime. Aliás, o projeto do Governo apenas cria um novo tipo penal, integrando numa só norma delitos que já existem na legislação brasileira. É absolutamente impossível retirar do projeto a idéia de que ele se destina a 'punir' jornalistas ou a abrir o 'sigilo da fonte'.
O projeto do Governo visa, na verdade, a punir pessoas que tiram proveito próprio de escutas ilegais e pessoas que usam as informações para caluniar, difamar ou injuriar.
Repito: o projeto não só não veda o direito de informação, como também o protege, porque os grampeadores ilegais vão pensar duas vezes quando tentarem instrumentalizar os jornalistas para usar o direito de informação com o objetivo de obter vantagem pessoal. O jornalista que divulga um fato faz a divulgação abrigado no direito de informação. A responsabilidade penal, no projeto do Governo, sobre o vazamento, ou sobre a escuta ilegal, é de quem faz o vazamento ou de quem organiza a escuta ilegal."
Fonte: ABI

Mais de 70% da população apóia obrigatoriedade do diploma

A pesquisa de opinião nacional CNT/Sensus, divulgada nesta segunda-feira (22/09), em Brasília, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), registra que a grande maioria da população brasileira é a favor da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Dos dois mil entrevistados em todo Brasil, 74,3% se disseram a favor do diploma, 13,9% contra e 11,7% não souberam ou não responderam.
Para o presidente da FENAJ, Sergio Murillo de Andrade, este é melhor apoio que a campanha poderia obter e o resultado da pesquisa renova as forças dos que estão lutando pela regulamentação profissional. "Esses números da pesquisa CNT/Sensus mostram que a população brasileira tem a real dimensão da importância do jornalismo para o País e que quer receber informações de qualidade, apuradas por jornalistas formados".
Murillo afirmou, também, que esses dados ficam ainda mais importantes com a proximidade da votação da exigência do diploma pelo STF e espera que ministros percebam o desejo da sociedade. "O STF tem a chance de mostrar à população que anda junto com seus anseios, reconhecendo que jornalismo precisa ser feito por profissionais com formação teórica, técnica e ética e que o jornalismo independente e plural é condição indispensável para a verdadeira democracia".
Conselho
A Pesquisa CNT/Sensus quis saber, também, o que a população acha da criação do Conselho Federal dos Jornalistas. Para a pergunta: o sr. (a) acha que deveria ou não deveria ser criado um Conselho Federal dos Jornalistas, para a regulamentação do exercício da profissão no País - como as OABs para os Advogados e os CREAs para os Engenheiros, o resultado foi que 74,8 % acham que o Conselho deveria ser criado, 8,3% que não deveria ser criado, para 6,5% depende e 10,4% não sabem ou não responderam.
A última pergunta relacionada ao tema foi sobre a credibilidade das notícias. Parte dos entrevistados, 42,7%, disseram que acreditam nas notícias que lêem, ouvem ou assistem, 12,2% que não acreditam, 41,6% que acreditam parcialmente e 3,5% não sabem ou não responderam.
A Pesquisa foi realizada de 15 a 19 de setembro, com dois mil questionários aplicados em cinco regiões brasileiras e 24 estados, com sorteio aleatório de 136 municípios pelo método da Probabilidade Proporcional ao Tamanho - PPT. A margem de erro é de mais ou menos 3%.
Fonte: FENAJ

terça-feira, setembro 23, 2008

Carlinhos Brown ?

A jornalista Sandra Assunção, TV Aldeia, estava com um visual bem despojado em uma reportagem feita em uma escola da rede pública do estado. Reparem que a jornalista colocou um óculos estilo a do cantor Carlinhos Brown, só falta agora ela começar a cantar AXÉ.

segunda-feira, setembro 22, 2008

Jajá e Juju

Jailson Fernandes, repórter cinematográfico do Gazeta Alerta, TV Gazeta, em uma reportagem feita em uma delegacia, foi abordado por um agente de policia que tirou uma brincadeira com o jornalista. O policial aproximou, encostou e funhanhou no cangote de Jailson que nada pôde fazer a esse atentado violento ao pudor. Jailson, também chamado de Jajá, agora chama o policial de Juju. Vejam na foto a intimidade dos dois que combinaram até no estilo de camisa para tirar a foto.
foto: Vagner Luiz

Avestruz é a mãe!

Em artigo, a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) rechaça a proposta do ministro da Educação de permitir que profissionais formados em outras áreas possam obter diploma de jornalista cursando um número reduzido de disciplinas específicas da carreira. "Além de inoportuna, a proposta revela o nível de desinformação do ministro, uma vez que o MEC não tem competência para definir critérios de acesso à profissão. Se querem mudar a lei que regulamenta a profissão de jornalista, que o façam de maneira transparente e correta: remetam um projeto de lei para amplo debate no Congresso Nacional. Qualquer outro atalho significará um duro golpe contra a democracia e contra uma categoria que tem sua profissão regulamentada há 70 anos. É estranho que o mesmo Ministério que age com displicência na abertura de cursos de Jornalismo e ignora, desde 2004, o pedido da Fenaj de moratória na criação de novos cursos esteja agora se imiscuindo na legislação que regulamenta a profissão de jornalista", afirma Déborah Lima. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.
Fonte: site O Jornalista

domingo, setembro 21, 2008

Parada gay do Acre

O nosso amigo Diego Gurgel, repórter fotográfico do jornal A Gazeta, esteve fazendo a cobertura jornalística da parada gay na semana passada. Entretanto, durante a caminhada GLBT na via Chico Mendes, Diego foi surpreendido com um presente de um dos participantes da parada que o fez posar para as lentes do também fotografo Luciano Pontes com o referido presente, o adorno mamãe quero ser até que ficou bonitinho, mas esse não é o estilo de Diego que levou tudo na esportiva.


quinta-feira, setembro 18, 2008

Deputado apresenta projeto criando Conselho de Jornalismo

O deputado federal paulista Celso Russomanno (PP) apresentou o Projeto de Lei 3981/2008 propondo a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Jornalismo, além de abordar outras questões sobre o exercício da profissão de Jornalista. Russomanno protocolou a proposta no último dia 02 de setembro.
Para conhecer a íntegra da proposta, clique aqui. O Projeto já foi encaminhado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados à Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público para apreciação.

domingo, setembro 14, 2008

Sombra e refrigerante

O auxiliar de reportagem Júnior, também conhecido como Shumi, e os jornalistas Sidney Torres e Glória Silva foram fazer uma matéria em um balneário de Rio Branco, antes da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas estradas federais. Claro que não estavam bebendo em serviço, mas pararam um pouco para tomar alguns refrigerantes para se refrescarem do calor.


Quarta-feira tem ato em frente ao Supremo Tribunal Federal

Na próxima quarta-feira (17), às 13h00, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, haverá ato público em defesa da regulamentação da nossa profissão e da exigência do diploma de curso superior para o exercício do jornalismo no Brasil.


A organização da estrutura para receber as caravanas dos estados já está sendo feita pela Federação Nacional dos Jornalistas e Sindicato do Distrito Federal. A agenda de atividades do dia 17 terá, além do ato público na Praça dos Três Poderes, visitas às redações de Brasília no período da manhã, uma coletiva à imprensa e contato com parlamentares e autoridades.
Fonte: site o jornalista

quinta-feira, setembro 11, 2008

Sinjac fecha parcerias para o Prêmio Chalub Leite


Evento será lançado em outubro com a proposta de premiar R$ 27.500 em prêmios para os melhores trabalhos jornalísticos do ano

A nona edição do Prêmio José Chalub Leite de Jornalismo está em fase de negociação com os parceiros, e as reuniões estão acontecendo com resultados bastante otimistas, segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac), Marcos Vicentti.
No início desta semana a empresa de telefonia Brasil Telecom confirmou sua colaboração em dinheiro, reafirmando uma parceria que existe com o prêmio desde o segundo ano de sua realização.
“A Brasil Telecom é parceira do José Chalub Leite porque ela tem o interesse de fortalecer a boa prática do jornalismo no Acre. Acreditamos que o jornalismo é algo de precioso e verdadeiro que temos em nosso país, por isso nos sentimos no dever de incentivá-lo”, argumentou o diretor institucional da empresa, Leonel Durães.
Além da Brasil Telecom, são parceiros do prêmio o Governo do Estado e a Federação da Indústria do Estado do Acre (Fieac), que financia parte do prêmio e promove a premiação para as categorias Jornalismo Impresso/Indústria e Telejornalismo/Indústria. Participam ainda como apoiadores do evento o Banco da Amazônia e a Assembléia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).
Desde que a nova diretoria do Sinjac foi empossada, há dois anos, o prêmio cresceu ainda mais, se consolidando como o maior prêmio de jornalismo da região norte. De pouco mais de R$ 15 mil, a premiação total passou para R$ 27.500.
“Este ano estamos com uma grande novidade, que é a inclusão de duas novas categorias: Jornalismo Digital e Melhor Imagem. As categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Rádio Jornalismo, Fotografia e Charge foram mantidas”, disse.
O “Oscar do Jornalismo Acreano”, como é chamado o prêmio, dará esse ano R$ 6 mil (para cada) aos melhores trabalhos realizados em 2008 nas categorias Jornalismo Impresso e Telejornalismo.
Assim como no ano passado, o lançamento ocorrerá não só na capital, mas também em Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Feijó. Em Rio Branco o lançamento está previsto para acontecer no próximo mês.
O Prêmio José Chalub Leite de Jornalismo foi criado com a intenção de valorizar e estimular os jornalistas acreanos para a produção de pautas trabalhadas, reportagens especiais, investigativas, que promovam a melhor qualidade no conteúdo produzido pela imprensa acreana.
Hoje o Chalub Leite é referência em toda Amazônia e inspirou a criação de prêmios em Rondônia, Amazonas e Roraima, estes últimos devem realizar as primeiras edições ainda este ano.
Segundo o presidente do Sinjac, levar o troféu para casa é o grande desejo de muitos jornalistas que militam na imprensa acreana, não somente pela premiação em dinheiro, mas, em especial, pelo reconhecimento do trabalho realizado com tanto carinho, dedicação, esforço e responsabilidade.

Sono...

A TV Rio Branco esta fazendo entrevistas com os candidatos a prefeitura de Rio Branco em seus estúdios. Ontem a sabatina foi interessante, tendo em vista que já era um pouco tarde quando aconteceu o inesperado. O jornalista Juracy Xangai, no início da entrevista, quase quebra o pescoço de tanto sono, ele revirou os olhos justamente na hora em que a câmera o focalizava, então, o apresentador Jorge Said, que estava coordenando a entrevista, o advertiu e disse para que os jornalistas permanecessem acordados, pois ainda era o primeiro bloco do programa. Juraci Xangai rebateu dizendo que não estava dormindo e sim pensando nas perguntas que iria fazer. Vejam algumas fotos do ocorrido com nosso colega Xangai.




domingo, setembro 07, 2008

STF suspende Lei de Imprensa por mais seis meses

Na tarde desta quinta-feira (4), o Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou por mais seis meses a decisão que suspendeu 20 dos 77 artigos da Lei de Imprensa (Lei 5.250/67).
Em fevereiro, o Plenário concedeu liminar na ação (ADPF 130) ajuizada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) contra a lei. Naquela ocasião, o STF ficou de julgar o mérito da ação em seis meses, prazo que venceu no final de agosto.
"Eu tinha seis meses para trazer o voto de mérito, não consegui. [Desta forma], estou pedindo prorrogação por igual período", justificou o ministro Carlos Ayres Britto, relator da matéria.
Na decisão de fevereiro, o STF autorizou os juízes de todo o país a utilizar, quando cabível, regras dos Códigos Penal e Civil para julgar processos sobre os dispositivos da lei que foram suspensos. Ao todo, estão sem eficácia 22 dispositivos da Lei de Imprensa, entre artigos, parágrafos e expressões contidos na norma.
Fonte: STF

quarta-feira, setembro 03, 2008

Documentário

Na última segunda-feira o apresentador Jorge Said, da TV Rio Branco, esteve em Brasília para uma audiência com o Embaixador do Perú no Brasil, Sr. Hugo de Zela. Said foi apresentar o projeto de um documentário que ele e sua equipe vão produzir no país vizinho na último bimestre deste ano. O Embaixador aprovou e vai apoiar a produção. Vem coisa boa por aí...

Jorge Said, o embaixador do Peru, Hugo de Zela e o jornalista
Pitter Lucena em audiência em Brasília-DF

Fonte: Jornal Página 20

terça-feira, setembro 02, 2008

Compras no supermercado

O nosso colega da rádio Difusora Acreana, a voz das selvas, Júnior, grande goleiro, zagueiro, atacante......bla, bla, bla.... Ele é o homem do time da Difusora. Júnior estava com a esposa e o filhinho gastando um pouco de dinheiro em um mercado da cidade que se diz ter orgulho de ser acreano. A família feliz posou para o imprensa em foco em pleno corredor do supermercado. Parabéns Júnior por ter uma família tão linda.


segunda-feira, setembro 01, 2008

O pastor e o rebanho

Júnior, auxiliar de reportagem da TV Gazeta e pastor, esteve em um batizado de fiéis e estava crente que iria batizar alguns irmãos. Contudo, outro pastor acabou com a festa de Júnior, deixando o colega a ver navios. Observem abaixo uma seqüência de fotos do ocorrido.



Jornal A Gazeta Bi-campeão

A equipe do Jornal A Gazeta sagrou-se bicampeão do campeonato da imprensa 2008. Aqui temos o VT completo do jogo, o adversário do Jornal A Gazeta, a TV5, conseguiu seu tri-vice campeonato, tendo em vista que já é a terceira vez que vão para a final e perdem. A primeira foi para a TV e Jornal O Rio Branco, a segunda para a TV Gazeta e agora para o jornal A Gazeta. Vai ser vice assim lá em São Januário...