terça-feira, janeiro 22, 2008

Jornalistas injustiçados

A expedição “Juruá Sempre”, organizada pela mesa diretora da Assembléia Legislativa do Acre – Aleac – entre Cruzeiro do Sul a Manaus continua fazendo vitimas. Os repórteres Beto Oliveira e Leônidas Badaró, que por determinação da direção da TV5 acompanharam o trajeto da viagem para cobertura jornalística, foram colocado sob suspeição na liberação das imagens da expedição para matéria do Jornal Nacional e na manhã desta segunda-feira, 21, tiveram suas férias antecipadas pelo departamento de jornalismo da tv.A matéria jornalística exibida no jornal de maior audiência do Brasil despertou a revolta entre os participantes da expedição, que foram tomar satisfação da direção da TV5 sobre a liberação das imagens para a Globo. “Os dois jornalistas foram convidados pelo presidente da Assembléia do Acre justamente por serem confiáveis”, disse um assessor do deputado Edvaldo, que assim como os demais integrantes da expedição não acreditam terem sido os jornalistas os responsáveis pela liberação das imagens. O superintendente da TV5, Pedro Neves nega que a antecipação das férias dos dois profissionais tenha sido em virtude de acusação de suspeição de liberação das imagens e diz que a decisão de colocá-los em férias foi para protegê-los de exposição pública. O superintendente não soube explicar como as imagens foram parar na emissora concorrente, mas disse suspeitar que “foi uma ação de alguém que quer prejudicar a emissora”. Em sua opinião as fitas com as imagens que foram veiculadas pela Tv Globo não são de propriedade da sua emissora. “Algumas das imagens que foram mostradas no Jornal Nacional não fazem parte do acervo da emissora. Elas devem ter sido entregues na Tv Acre antes mesmo da Tv5 exibir suas reportagens sobre a expedição”, garantiu.Por telefone o jornalista Leônidas Badaró garantiu que causou estranheza a antecipação de suas férias, que deveriam ocorrer apenas após o carnaval. Disse também que tem certeza que as imagens foram tiradas de dentro da emissora e que as imagens mostradas no Jornal Nacional fazem parte do acervo que foi filmado pelo repórter cinematográfico Beto Oliveira. “O que mais me revolta é que até agora a emissora não realizou nenhum procedimento investigativo para apurar quem teria fornecido as imagens a Tv Acre. Eu não seria louco de prejudicar a emissora de onde eu sobrevivo, muito menos mandar minhas próprias imagens para a emissora concorrente. Uma coisa eu garanto, não vão me tornar vilão em uma história onde estava apenas cumprindo o meu trabalho por determinação do próprio dono da emissora. Se alguém fez besteira e agora está com medo de retaliações que se segure, mas não aceito que coloquem em dúvida meu caráter. Se assim fizerem terão que arcar com as conseqüências”, desabafou Badaró. No final da tarde o Sindicato dos Jornalistas do Acre divulgou nota se solidarizando com os jornalistas Beto Oliveira e Leônidas Badaró.
fonte: ac24horas

Nota de Repúdio

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre – Sinjac – manifesta publicamente solidariedade aos repórteres Leônidas Badaró e Beto Oliveira, ambos da TV5, que tiveram suas férias pela direção da emissora. Os jornalistas participaram da expedição “Juruá Sempre”, organizada pela mesa diretora da Assembléia Legislativa do Acre (Aleac).O Sinjac, por meio desta, esclarece à população que os jornalistas presentes naquela empreitada estavam autorizados por suas respectivas empresas a participarem do evento. Marcos Vicentti Batista da SilvaPresidente do Sinjac


Aqui temos uma foto dos dois repórteres na balsa da discórdia no rio juruá quando um jornalista da Globo capta imagens de Beto e Badaró. Brincadeiras a parte, os jornalistas Beto Oliveira e Leônidas Badaró foram vítimas de uma armação na emissora onde trabalham por causa das imagens veiculadas no jornal nacional. Espera-se que a verdade apareça o mais rápido possível para que se possa elucidar este problema que atingiu os dois profissionais.

Nenhum comentário: