quinta-feira, novembro 19, 2009

Livro de Odair Leal será lançado na próxima terça-feira, 24

O lançamento do livro “Sem Terras na Amazônia”, programado para o dia 10 passado, acabou sendo atropelado por uma viagem imprevista do autor, o fotógrafo Odair Leal. Agora, porém, ele garante aos amigos e admiradores da arte fotográfica uma boa recepção na próxima terça-feira, 24, no hall da Aleac. “A data anterior coincidiu com a realização do Programa Assembleia Aberta em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, no Vale do Juruá”, desculpa-se, referindo-se ao seu trabalho atual como repórter-fotográfico da Assembleia Legislativa do Acre.
O livro "Sem Terras na Amazônia" reúne, em 56 páginas, 108 fotos em preto-e-branco que retratam a história de pessoas que lutam por um pedaço de terra na Amazônia. Atuando como profissional há nove anos, Odair Leal dedica-se ao livro desde 2007. Inicialmente, tentou publicá-lo através da Lei de Incentivo à Cultura, mas nunca conseguiu passar pelo crivo dos selecionadores.
Decidiu, então, aplicar todas as suas economias na edição e na impressão em uma gráfica do interior de São Paulo. Acredita que, com as vendas, poderá recuperar o capital e reinvesti-lo em outro livro com a temática amazônica, mas menos dramático. “Com os sem-terra eu quis mostrar a contradição de termos um território tão gigante e ainda haver gente brigando por um pedaço de terra”, contou. “No próximo vou contar sobre o outro lado”, revelou enigmático.
Odair Leal já colaborou com os jornais Folha de S. Paulo, Valor Econômico, O Dia, O Paraná, Correio Braziliense, A Crítica, Diário do Amazonas e Washington Post (EUA). Tem fotos publicadas nas revistas Veja, Época e Sentidos. Atualmente é parceiro da Folhapress.
Material de divulgação do livro Sem-terras na Amazônia
de Odair leal




Nenhum comentário: