sexta-feira, novembro 30, 2007

Mariana & Mariama

Não é uma dupla sertaneja de que estamos falando, trata-se das jornalistas Mariana (TV Aldeia) e Mariama (TV Acre), as duas amigas posaram para o imprensa em foco em um curto momento de descanso na lanchonete do museu dos autonomistas.





Aqui a repórter esbanja todo o charme com seu visual novo


Semana de Comunicação trará jornalistas de renome ao Acre

Presença de André Mugiatti, Daniel Andrade e Luciano Martins são alguns dos confirmadas para o evento, que começa no dia 10

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) realizará a partir do dia 10 de dezembro a Semana de Comunicação. O evento é uma prévia da maior festa promovida pela categoria, o Prêmio de Jornalismo José Chalub Leite, e contará com palestras de profissionais renomados da imprensa acreana e nacional.
O primeiro dia de evento será aberto com a palestra performática do filósofo Jorge Mautner, juntamente com o maestro Nelson Jacobina. Os profissionais virão ao Acre por meio de uma parceria entre a Semana de Comunicação realizada pelo Sinjac e do Projeto Sempre um Papo Especial "Aula do Kaos" - História, Filosofia, Poesia e Canções.
No dia 11, o Sinjac dará seqüência às palestras com a juíza de Direito, Solange Facundes, que falará sobre o novo Código de Ética dos Jornalistas, e com o mestre em Comunicação Social, Francisco Dandão, que abordará a “Reflexão sobre a televisão no século XXI”. O dia 12 terá como palestrante o jornalista e professor universitário, Adailson Oliveira.
No dia 13 de dezembro, o jornalista André Mugiatti, que atua no Green Peace, falará sobre o ativismo no jornalismo ambiental. Em seguida, será a vez de o repórter de imagem, Daniel Andrade, falar sobre a TV Digital.
No dia 14 a Semana de Comunicação será encerrada com a palestra “Jornalismo e Sustentabilidade”, ministrada pelo jornalista do Observatório da Imprensa, Luciano Martins Costa.
Segundo o presidente do Sinjac, Marcos Vicentti, a Semana de Comunicação é mais uma preocupação que a nova diretoria da entidade tem com a qualificação dos profissionais e dos acadêmicos que estão em fase de conclusão, prestes a serem inseridos no mercado de trabalho.
“Essa é uma proposta diferente de qualificação, que vai proporcionar uma troca de experiência entre os palestrantes e o público, fazendo com que este ano o Prêmio de Jornalismo José Chalub Leite inaugure um diferencial”, completou a coordenadora da Semana, Andréa Zílio.
São patrocinadores do evento, assim como do prêmio, o Governo do Estado do Acre e Brasil Telecom. Entraram como apoiadores da iniciativa o Banco do Brasil, o Banco da Amazônia, a Fecomércio, a Fieac, a Prefeitura de Rio Branco, o Instituto de Ensino Superior do Acre (Iesacre) e a agência Manaim Turismo.
(Assessoria de Imprensa do Sinjac).



quarta-feira, novembro 28, 2007

Entrevista no carro de boi

Em uma matéria que a jornalista Glória Silva foi fazer em um ramal próximo a Rio Branco, a repórter teve que fazer a entrevista em cima do carro de boi por conta do ramal não oferecer condições de trafegabilidade do carro de reportagem. É, quem pensa que vida de repórter é fácil, tai uma prova contrária.

Nota do Sinjac


terça-feira, novembro 27, 2007

Quem quer bolo?

O nosso correspondente internacional Fábio Pontes, já que o mesmo costuma viajar para Cobija de vez em quando, nos enviou fotos exclusivas de jornalistas devoradores de bolo, o fato ocorreu na ALEAC. Esse foi um bolo devorado pelos jornalistas que acompanham diariamente os trabalhos da Assembléia Legislativa. Em um bolo encomendado pelo chefe da Assessoria de Imprensa da Casa, os profissionais aproveitaram para matar a fome devido até a hora do almoço os deputados estarem em reunião e ninguém tinha previsão para sair de lá! Raimundo Fernandes (O Rio Branco) tava com tanta fome que aproveitou para raspar o prato!O bolo foi um refugio para enganar o estomago e foi devorado em poucos minutos!














sábado, novembro 24, 2007

Não existe imprensa independente nem liberdade de imprensa

"Não existe imprensa independente" e a neutralidade informativa "é um disparate". A afirmação feita na última quinta-feira (22), pelo ex-catedrático de Ética Jornalística da Universidade Nacional de Assunção, profissional da comunicação durante mais de duas décadas e atual presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, soa meio exagerada, mas não deve ser deprezada ou tratada como um completo disparate.
"Os senhores [os jornalistas] não são livres, não existe a liberdade de imprensa", setenciou o presidente do Paraguai, antes de afirmar que a liberdade de imprensa "no mundo capitalista, na sociedade de mercado, é uma ilusão", porque, segundo sua opinião, "para ser livre, um meio não deveria ter nem financiamento estatal nem do setor privado". Nicanor ainda arrematou que não existem nem liberdade nem independência da imprensa em seu país.
Paraguai Piorado
Se Nicanor estiver certo, pelo menos no que diz respeito ao Paraguai, imagine o que ele não diria se fosse brasileiro. Afinal, no Brasil, dos 81 senadores, 23 deles - quase um terço do total - aparecem como proprietários de empresas do gênero, segundo recente reportagem do jornal O Estado de S.Paulo. Sem falar nos nossos políticos suspeitos de utilizar "laranjas" para controlar veículos de comunicação, inclusive rádios ditas comunitárias.
Se analisarmos as nossas concessões públicas de rádios e TVs, que mais se assemelham às capitanias hereditárias do tempo do Império, podemos acabar concluindo que pelo menos em matéria de imprensa independente e liberdade de imprensa, estamos, com todo o respeito que o país vizinho merece, bem pior que o Paraguai.
Fonte: site o jornalista

Vídeo repórter

Luízio Oliveira é o único vídeo repórter do Acre, ele é irmão do jornalista Ailton Oliveira que já foi repórter cinematográfico e atualmente é repórter. Luízio mora no município de Acrelândia, interior do Acre. O vídeo repórter Luízio tem um blogger que mostra todas as suas reportagens e curiosidades do Acre. O endereço é: http://www.luiziooliveira.blogspot.com/.


Sinjac com sede nova

A partir desta segunda feira 26/11/2007 o sindicato dos jornalista profissionais do Acre terá sede nova, o novo endereço, na rua Thaumaturgo de Azevedo, número 99, é próximo ao Parque da Maternidade, no Centro. Sua estrutura oferecerá mais conforto aos jornalistas, já que possui três salas, estacionamento e uma ampla varanda propícia para o bate-papo entre os profissionais que visitarem a sede.


ALEAC firma apóio ao Sinjac


23 de novembro de 2007

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Acre foi recebida nesta sexta-feira, 23, pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Edvaldo Magalhães. Marcos Vicentti e Jane Vasconcelos, presidente e vice, respectivamente, pediram e foram atendidos com a doação de cinco computadores que serão utilizados na redação que o Sindicato está equipando para atender os filiados da entidade, que está de sede nova e a inaugura na próxima semana.

Os aparelhos doados são os atualmente utilizados na Casa e que serão substituídos por máquinas novas compradas recentemente.
Marcos Vicentti, o Marcão, foi eleito no último pleito pela maioria dos filiados em chapa única. A meta da nova diretoria é envolver toda a categoria nos principais municípios do estado dando-lhes apoio profissional.

-Vamos investir na formação. Estamos filiando no interior vários colegas - disse Marcão.

Devido às dificuldades da entidade, o presidente da Aleac se comprometeu ainda em ceder ao Sinjac alguns móveis e armários que serão substituídos depois da reforma que o prédio do Poder Legislativo passará.
O deputado Edvaldo sugeriu que o Sindicato promova debates com personalidades e autoridades do Acre periodicamente. O presidente também disse que em 2008 a Aleac poderá participar como colaboradora dos eventos do Sinjac.

-O Sinjac deve fazer debates na sua própria sede sobre temas relevantes da nossa realidade e transformar esses debates em matérias especiais na imprensa. Em 2008 faremos outras parcerias, tenho certeza - disse.

O Sindicato dos Jornalistas tem próximo de 90 filiados em quase duas décadas de existência. No próximo ano, segundo informa Jane Vasconcelos, um selo comemorativo será lançado em razão dos 20 anos da entidade.

O evento mais importante do Sinjac é o ‘Prêmio Zé Leite de Jornalismo' [diversas categorias], que este ano acontece no dia 15 de dezembro, no Hotel Imperador Galvez.


Agencia Aleac

Tunel do tempo

O ano era 1992 e o governador era Romildo Magalhães. Aqui temos a turma da imprensa fazendo uma coletiva com Romildo "Rôrô" para os íntimos, no palácio Rio Branco. êta tempinho bom.......

Tunel do tempo

O ano eu não sei, o que importa é que, para não fugir a regra, essa turma de jornalistas bateram colocado em um lanche da cidade.

sexta-feira, novembro 23, 2007

Por que a imprensa tem esse nome?

Nesta foto, onde a repórter Gloria Silva está sendo “imprensada” na hora de entrevistar o presidente da CUT, Manoel Lima, é que podemos perceber o motivo da imprensa ter esse nome, é imprensa pra cá, imprensa pra lá e assim segue a vida dos jornalistas. Até ai tudo bem, o problema é quando existe um repórter com a famigerada "nhaca", não é o caso destes que estão nas fotos, mas se por um acaso do destino o repórter da TV Acre Francisco Costa a tivesse, a nossa amiga Gloria Silva estaria em maus lençóis.

quarta-feira, novembro 21, 2007

TV Acre

Essa é a turma que comanda a nossa querida TV Acre, só gente boa. Bem, como em todo lugar, sempre tem um gaiato, nesse caso podemos citar o competente apresentador Aires Rocha que pensou que estava em um time de futebol e ficou de joelhos para a foto oficial da galera da afiliada da Globo, é gaiato mas é gente boa.

terça-feira, novembro 20, 2007

Sono, sono, sono, sono..............

O repórter cinematográfico Edvaldo Santana, TV Rio Branco, pegou no sono após um chá de cadeira, isso ocorreu enquanto esperava por uma entrevista de um político local. Ao lado do jornalista estavam a repórter Mariana e Emerson Silva que, ao contrário de Edvaldo, estavam bem acordados.

Sinjac funcionará em novas instalações



O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) mudará desede a partir do dia 20. O novo endereço, na rua Thaumaturgo deAzevedo, número 99, é próximo ao Parque da Maternidade, no Centro. Suaestrutura oferecerá mais conforto aos jornalistas, já que possui trêssalas, estacionamento e uma ampla varanda propícia para o bate-papoentre os profissionais que visitarem a sede. Segundo o presidente do sindicato, Marcos Vicentti, a mudançaaconteceu em razão da cobrança dos próprios jornalistas, que pediramum local mais apropriado, comportando, inclusive, uma redação comcomputadores. "A classe cresceu e a sede também precisa crescer. A sede nova é umlocal mais adequado para receber toda a categoria, que agora incluinovos jornalistas que estão buscando filiação nestes últimos meses",destacou o presidente. O prédio é alugado, o que faz com que a entidade continue na luta pelasede própria. Para a inaugurar o novo endereço, um dia de visita estásendo planejado pela diretoria da entidade. A exposição de caricaturas de jornalistas será um atrativo a parte queabrirá a nova fase do sindicato. O responsável pelas obras é ochargista Enilson Amorim, que já trabalhou em dois grandes jornais dacapital e foi vencedor do Prêmio José Chalub Leite de Jornalismo nacategoria Charge, em 2001. "A mudança para a nova sede é importante, pois o acesso foi facilitadoem vários sentidos. Não precisaremos mais subir vários andares,teremos estacionamento e um espaço maior. Essa nova diretoriacomandada pelo Marcos Vicentti está priorizando o conforto e o bemestar da categoria de jornalistas", disse o jornalista filiado aoSinjac, Leonildo Rosas.

Renata Brasileiro

domingo, novembro 18, 2007

Trabalho duro

Em recente reportagem sobre a estrada que vai de Rio Branco a Cruzeiro do Sul, repórteres, repórteres cinematográficos e auxiliares tiveram que suar a camisa para fazer a matéria sobre a BR 364. Alguns tiveram que tirar a camisa para poder trabalhar mais a vontade, tendo em vista que o calor era muito forte. Os modelos da imprensa acreana tiveram que mostrar seus corpos malhados para quem passava no local. É, vida de repórter não é fácil, vejam nestas fotos as beldades que estiveram na estrada.



Tunel do tempo

O programa era a voz do povo e era comandado por Michelângelo Botto na antiga TV União, em 1996, lider de audiência na época. O programa convidava pessoas de diversos setores da sociedade acreana, a intenção era debater os problemas sociais que se passava o estado do Acre e os principais assuntos da semana.

Tunel do tempo

Ivan Cláudio e Vanuza no estúdio do programa da TV Gazeta chamado Vídeo Tape. Este programa mostrava os bastidores dos grandes eventos de Rio Branco e matérias relacionadas a clipes musicais e entrevistas com artistas locais e nacionais. O ano era 1993.

terça-feira, novembro 13, 2007

A gostosona

Adailson Oliveira e Fernando D’luke ou Chiquinho se preferir, foram vistos cometendo atos libidinosos, a vítima dos meliantes foi a repórter Lenilda Cavalcante, que em uma edição anterior do imprensa em foco foi atacada por seus colegas de trabalho. O que será que essa mulher tem, será que ela é doce?

O He-man do Juruá

O nosso querido Nonato Costa, que atualmente reside no municipio de Cruzeiro do Sul, está praticando uma nova modalidade de construção em castelos. No igarapé preto, balneário muito conhecido no vale do juruá, o radialista constroe uma réplica do castelo de grayscou, não sei se é assim que se escreve, mas é o castelo do He-man de que estou falando. Ele está tão empolgado que já se prepara para estrear um filme que fala do He-man do Juruá. O nome do filme vai ser "A guerra dos botos nas águas do Igaraé Preto". Já tem até um poster do herói dos cruzeirenses circulando na internet, suspeita-se que já exista um filme pirata nas bancas dos camelôs de todo o estado do Acre vendendo este novo super sucesso mundial. O filme em breve estará nos melhores cinemas do país.







Camisinha gigante

O repórter cinematográfico Raimundo Afonso, TV Acre, parecia um homem plástico na última parada gay do Acre. Devido ao grande temporal que caiu naquele domingo, o jornalista teve que usar uma capa para ele e uma outra para a câmera, parecia uma camisinha gigante, mas apesar de tudo, o bom repórter cinematográfico não deixou-se molhar nem tanto a sua câmera, ele é o cara...



segunda-feira, novembro 12, 2007

Sou tricolor de coração...

O compadre Washington Aquino parecia um pastor em uma solenidade ao qual participou com bastante veemência. Na foto o querido jornalista tricolor falou a platéia sobre a atual situação que o time passa, mais alguns pontinhos e quem sabe se pinta uma vaga na libertadores. É ver para crer.

Tunel do tempo

Estúdio da TV Gazeta em seu primeiro ano de fundação. No cenário do estúdio estão Luiz Carlos Moreira Jorge, Edenilson Moraes, Álvaro Rocha, Eliane Sinhazique e Raimundo Afonso.

Tunel do tempo

Quem não se lembra do programa que tinha o famoso chicote do povo na TV Rio Branco, no início da década de 1990 com Hudson Lacerda. Era um programa voltado para a ajuda aos mais carentes. O cinegrafista na foto é Gil Melo, hoje na TV Aldeia.


sexta-feira, novembro 09, 2007

relaxando um pouco

Mariama Morena, repórter da TV Acre, em um raro momento de descanso enquanto seu repórter cinematográfico pega as imagens para mais uma matéria. No local deste descanso existe uma mensagem que é a de como usar o pó químico em situação de emergência, o problema é que só existe o letreiro, o extintor que é bom nada, será que a matéria da jornalista era sobre a falta de extintores na cidade?

Gean e o toco

O repórter cinematográfico do Gazeta Alerta Gean Carlos, em uma recente matéria feita em uma fazenda, não se conteve em pegar imagens no solo, resolveu, como se diz no popular, trepar em cima de um toco de cumaru ferro para filmar a paisagem campestre. Olhem a cara de felicidade do jornalista em cima deste enooooorme toco.

terça-feira, novembro 06, 2007

Mara Rocha, a aventureira das trilhas

Além de excelente apresentadora, a jornalista Mara Rocha também é adepta do off road sobre duas rodas. A jornalista aventureira já foi de moto até o vizinho país, o Peru. Aqui temos a intrépida repórter fazendo pose para as câmeras toda sujinha de lama. Isso é que é ser jornalista que gosta de emoções fortes.

domingo, novembro 04, 2007

Jornalista é atacada por companheiros de trabalho

A repórter Lenilda Cavalcante foi atacada por colegas da TV Gazeta. A cena foi fotografada pelos meliantes que fizeram a jornalista de refém e usaram e abusaram da repórter. São cenas fortes, é mão naquilo, agarramento por trás etc. Os nomes dos meliantes que atacaram Lenilda são: O famoso Pitch, Ricardo, mais conhecido como “mingau de farinha Láctea com biscoito passatempo” e Vagner motora, o responsável pelas fotos.





Tunel do tempo

Jorge Said e Raimundo Martins no antigo aeroporto de Rio Branco, no segundo distrito, em pleno horário de meio dia a espera de alguma matéria. Naquele tempo os jornalista iam se aventurar no aeroporto para ver se chegava alguma autoridade para fazer uma entrevista enche lingüiça. O ano era 1993.

Tunel do tempo

Michelângelo Botto na época da TV União. A câmera era a U-matic, já fora de uso.