terça-feira, janeiro 20, 2009

Um Sonho Possível: Copa 2014 no Acre

A Copa para povo acreano começou muito antes de o Brasil ter sido escolhido para sediar a Copa FIFA de 2014 no Brasil. Foi quando ganhamos o Arena da Floresta, uma praça espetacular que não deixa nada a desejar aos grandes estádios do país.

Um estádio moderno que vai ser ampliado para receber 40 mil pessoas e conta com uma grande estrutura para estacionamento que comporta até 6 mil veículos, é um local estratégico que apresenta várias vias de acesso. E não esquecendo o esforço que a sociedade organizada vem fazendo para trazer umas das sede da Copa do Mundo 2014 para Rio Branco.

Uma candidatura que no início não ameaçava ninguém, muitas outras cidades concorrentes levaram na brincadeira. Hoje o que se vê ou lê na imprensa nacional é uma preocupação com nossa proposta de ser a sede verde da Copa do Mundo 2014. Em declaração aos jornais, o Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, falou que no Brasil nenhuma cidade está pronta para receber uma sede para Copa do Mundo, todas têm que realizar obras para se adequar ao padrão FIFA, então todas tem chances.

Já começamos a respirar uma das maiores festas da humanidade, que é a Copa do Mundo. Só em está entre as 18 cidades, disputando uma das 12 vagas, nós acreanos já somos vencedores. A definição das 12 sedes para a Copa do Mundo sai em março, até lá o sonho não pode parar.

Um estado que vem chamando atenção do mundo pela revolução verde e pela preservação de sua floresta. O Acre é um dos estados que mais cresceu na Amazônia, porque tem uma política ambiental definida e focada na preservação da floresta. Tem uma Rio Branco pronta para receber a todos e um Estado com índice de criminalidade baixa em relação às concorrentes.

Portanto, acredita-se que em todo esse projeto para o povo acreano não é sonho, é só vê a realidade de tudo que já construímos e conquistamos. Brigamos para ser brasileiros, tivemos um Imperador, temos o seringueiro e ecologista Chico Mendes que com sua ousadia denunciou a destruição da floresta Amazônia.

Mais o que faz nossa cidade ser única? Qual o nosso diferencial? Sem dúvida alguma a questão ambiental tem um peso enorme. Há vinte anos Chico Mendes já debatia questões que só agora vêm à ordem do dia. Dispomos de um histórico de preservação ambiental que nos coloca bem a frente das outras cidades concorrentes e que nos capacita para sermos efetivamente uma “Sede Verde”, reunindo a identidade, a beleza e a força do povo amazônico.


Marcos Vicentti, Repórter Fotográfico e vascaíno.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se observamos, o futebol acreano no passado era muito melhor que hoje. Um dos motivos era justamente a abundância de campos de "peladas" e a ausência de drodas. Hoje podemos confirmar a abundância de trgas e a ausência de campos de "peladas". Eramos crianças sadias e fortes, a nossa base alimentar não tinha contaminação quimica, tudo era natural. Hoje, as crianças são todas "pintos de granja". Frageis e "pernas de pau". Por que queremos ser uma das sedes se nem futebol temos? Só os previlégiados assistiriam os jogos, os excluídos sociais iam juntar latinhas para trocar por pão.

Anônimo disse...

Quem lembra da quarta partida entre Indepedência e Juventos no stadium José de Melo, aquilo sim, é que era futebol. Porque hoje os bairros não tem mais times como antigamente? Qual o investimento que fizeram para o progresso do futebol acreano? Vou dizer uma coisa, primeiro a gente adquire o conhecimento, em segundo o saber!