segunda-feira, abril 07, 2008

Dia Nacional do Jornalista

Parabéns! Dia 07 de abril é o nosso dia e aniversário da ABI (Associação Brasileira de Imprensa). Fundada no Rio de Janeiro (RJ), em 1908, a ABI completa um século de existência e, devido a sua importância na vida da categoria e da vida nacional, o dia de sua fundação foi definido como o Dia Nacional do Jornalista. Com a criação da ABI, os jornalistas tomaram um forte impulso na luta pela conquista da dignidade da profissão. Novos marcos vieram com os avanços na regulamentação da profissão, com as primeiras leis e decretos nas décadas de 1930 e 1940 e, finalmente, com o Decreto 972, de 1969, que estabeleceu a necessidade da formação universitária específica para o exercício do jornalismo na maioria das funções jornalísticas, que hoje encontra-se em debate na justiça brasileira. Os avanços conseguidos posteriormente, também foram fundamentais. Entre eles, a criação dos Sindicatos (o de São Paulo surgiu no dia 15 de abril de 1937), a criação da FENAJ em 1946 e a conquista do piso salarial, resultado da greve vitoriosa de 1961.


ABI
O Teatro Municipal abre as portas na noite de segunda-feira para celebrar os cem anos da Associação Brasileira de Imprensa. A entidade será homenageada com as apresentações da Orquestra Petrobras Sinfônica - sob a regência do Maestro Isaac Karabtchevsky - e do cantor e compositor Paulinho da Viola. Pela manhã, um selo comemorativo será lançado para marcar um século de luta em defesa da liberdade de imprensa e do direito à informação.
Dois Séculos
A imprensa no Brasil completa 200 anos em 2008. Foi em 1808, que o exilado Hipólito José da Costa lançava, de Londres, o Correio Brasiliense (com S), o primeiro jornal brasileiro - ainda que fora do Brasil. Pouco depois, em 10 setembro de 1808, no Rio de Janeiro, foi criada a Gazeta do Rio de Janeiro, órgão oficial do governo português.
Nossa luta em defesa da profissão e da nossa dignidade profissional continua. Lute e defenda-se!
Aproveite bem o nosso dia e conte sempre conosco!
site: o jornalista

Nenhum comentário: