quarta-feira, dezembro 03, 2008

Membro da Comissão de Educação do Senado defende exigência do diploma

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM∕RN), membro titular da Comissão de Educação do Senado, declarou seu apoio à exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Para a senadora, o jornalismo é uma profissão fundamental para a sociedade e por ter tamanha importância exige pessoas qualificadas. Debates sobre o tema e lançamentos do livro “Formação Superior em Jornalismo – Uma exigência que interessa à sociedade” continuam acontecendo por todo Brasil.
A senadora se declarou a favor da exigência por entender que “essa área exige profissionais tecnicamente preparados e, principalmente, éticos. E essa formação se consegue na academia. Concordo que existem profissionais que não passaram pela universidade e que são bons jornalistas, situação comum em muitas áreas. Mas, esses devem ser listados como exceção, porque se considerarmos como regra, estaríamos contrariando o conceito de que a educação é essencial para o desenvolvimento do cidadão, em todas as atividades e níveis. Defendo a dispensa da obrigatoriedade do diploma somente nos casos dos jornalistas que se iniciaram na carreira antes dos cursos de graduação. Para esses profissionais, há o direito adquirido”.
Debates e lançamentos do Livro
Em Barreiras (BA), a presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia, Kardé Mourão, participou de um encontro com estudantes de jornalismo, professores e profissionais que já atuam na área. O bate-papo reuniu cerca de 50 pessoas na Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), no dia 21 de novembro, para debater a exigência do diploma.
Em Minas Gerais houve lançamento do Livro na quarta-feira (26/11), no Centro Universitário UMA, em Belo Horizonte, na Semana de Interdisciplinaridade do Curso de Comunicação Social/Jornalismo. Um novo evento está marcado para Minas, no Fórum de Debates 1ª Terça, promovido pelo Sindicato de Minas Gerais, na nesta terça-feira (02/12), às 19h30. Os autores de dois dos artigos constantes do Livro “Formação Superior em Jornalismo – Uma exigência que interessa à sociedade”, Antônio Álvares da Silva, desembargador da Justiça do Trabalho (Oito ou mais razões para se exigir o diploma) e a diretora do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e do Fórum Mineiro de Professores de Jornalismo, Valéria Said (Teoria e prática no ensino do Jornalismo) participarão da atividade que acontece na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte) e tem entrada franca.Em Curitiba (PR), haverá lançamento do Livro e bate-papo com os diretores do Sindicato dos Jornalistas, no dia 10 de dezembro, na livraria Curitiba Megastore do Shopping Estação.O Livro também estará sendo divulgado durante a entrega do 15º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo. O evento, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, acontecerá, no dia 11, na Torre Malakoff, no Recife Antigo. Na capital paulista, o Livro será lançado, no dia 17, na Livraria da Vila, que fica na Rua Fradique Coutinho, 915, na Vila Madalena.O livro “Formação Superior em Jornalismo – Uma exigência que interessa à sociedade” pode ser adquirido diretamente na FENAJ e Sindicatos da categoria, ou pela internet na "Banca do Daniel".
Todos os materiais da Campanha em Defesa do Diploma estão disponíveis no site www.fenaj.org.br ou clique aqui.
Fonte:FENAJ

Nenhum comentário: