segunda-feira, outubro 20, 2008

Cléclé YBR

Após oito anos de estrada no mercado brasileiro, a Yamaha YBR 125 enfim ganhou uma “cara” nova, muito semelhante a sua irmã de 250cc, a elegante Fazer. Chamada de YBR 125 Factor, a motocicleta chegou à Rede de Concessionários Autorizados. O auxiliar de reportagem e repórter cinematográfico Cleriston Amorim, chamado carinhosamente de Cléclé, da TV Gazeta, foi filmar a nova moto. Vejam, em duas fotos, como Cleriston fez para fazer planos e ângulos diferentes para mostrar a população a possante de duas rodas da Recol Motos.


Josué violeiro

O repórter cinematográfico da TV Gazeta, Josué Martins, é um excelente tocador de violão. Buscando algumas fotos do passado, conseguimos encontrar alguns momentos da vida profissional de Josué com personalidades da música. Atualmente ele só toca para Jesus, tendo em vista que ele é um homem evangélico e seguidor das palavras de Deus, na última foto ele toca para os fiéis da TV Gazeta, mas vejam com quem nosso jornalista tocador já fez shows pelo mundo.







Repórter cinematográfico cuidadoso

Durante a visita do ministro Gilmar Mendes no palácio da justiça, a jornalista Nayanne Santana, também conhecida na intimidade pelos colegas de Super Nanny, bateu uma foto do repórter cinematográfico Pedro, da assessoria de comunicação do governo do estado do Acre. A foto mostra como é que se faz com o equipamento de trabalho. Antes de começar a filmar, Pedro carinhosamente e profissionalmente limpa a lente de sua câmera com um pincel para retirar as sujeiras que se acumulam na objetiva. É por isso que suas imagens saem tão limpinhas.

Repórter cinematográfico em alta

O repórter cinematográfico Raimundo Afonso, TV Acre, formado em publicidade e propaganda, está ganhando mercado com suas idéias inovadoras. Veja esta matéria publicada no jornal on-line AC24 horas escrito pelo jornalista Antonio Muniz.


Campanha criativa da Illa Comunicação é reconhecida em nível nacional

28/10/2008 - 16:49
Antonio Muniz


Com apenas um ano de fundada, a Illa Comunicação, empresa especializada em publicidade e propaganda, conseguiu se destacar em novel nacional. A Illa bolou campanha publicitária para a Novesa Motos, a nova concessionária Suzuki em Rio Branco e ganhou destaque no Boletim Informativo Publicitário (BIP) do Departamento Comercial da Rede Globo. Segundo o proprietário da Illa Comunicação, jornalista e publicitário Raimundo Afonso, a propaganda é uma arte. “Como todas as outras artes, a produção publicitária precisa de talento, criatividade, imaginação e dedicação em tempo integral”, explica. Ele diz ainda que a pesquisa de mercado é imprescindível ao sucesso das campanhas publicitárias. Ainda segundo Afonso, as empresas que recorrem às agências de publicidades têm como objetivo vender produtos, expandir os negócios e crescer economicamente. Por isso, as os especialistas em publicidade precisam seguir o que está em voga, observar o comportamento dos consumidores e só então elaborar suas peças, destinadas a influenciar seu grupo alvo e predispor as pessoas à compra dos produtos e serviços que anunciam. Além da expectativa Sorridente, o gerente da Novesa, Marcos Anselmo, afirma que a campanha publicitária superou as expectativas. “Iniciamos com a demanda de estoque baseada no mês anterior e fomos surpreendidos com um aumento de 60% na procura das motos, o que ocasionou uma falta de produto para entrega”, afirma. Para Afonso, o mais importante de tudo é a satisfação das empresas que trabalham em parceria com a Illa Comunicação. No caso da Novesa, o grupo tem tradição de mais de 10 anos revendendo carros e caminhões da Ford e pneus Michelin. “Usamos uma grande marca para garantir o sucesso de outra não menos importante”, afirma.A Ford Novesa conseguiu este ano o obter, proporcionalmente, o melhor desempenho na comercialização de carros e caminhões entre as demais revendedoras espalhadas pelo Brasil. Segundo Afonso, o sucesso é decorrente de uma relação de respeito e dedicação entre a empresa e agência de publicidade. Arte do século Os especialistas acreditam que a publicidade realmente permaneça como a arte do século XX. A propaganda de massa, exposta nos veículos de comunicação e no ar livre das ruas mostra a tendência de perder importância enquanto crescem as técnicas da comunicação endereçada diretamente ao indivíduo. Esta deve ser a grande conquista da propaganda do século atual. A publicidade é uma arte dita arquitetônica, porque faz uso de todas as outras artes: numa peça publicitária estão presentes a música, a pintura, a escultura, o teatro, a poesia, o cinema, a literatura e muitas vezes uma ou outra das artes que já morreram, como a oratória e a declamação. Os teóricos e os professores de jornalismo asseguram que o leitor é tanto mais levado a comprar um jornal quanto mais esse jornal tenha notícias contendo alguns dos elementos mágicos que movem o ser humano – dinheiro, poder, sexo, droga e violência. Sem qualquer paradoxo, estes são também os elementos mágicos da propaganda.
Fonte: AC24 horas

Nova pesquisa confirma amplo apoio à exigência do diploma

Pesquisa divulgada pelo site Comunique-se nesta terça-feira (28/10) confirmou a aprovação da esmagadora maioria de seus usuários à obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. Os dados assemelham-se aos da pesquisa FENAJ/Sensus, realizada em setembro. Lançamentos do livro “Formação Superior em Jornalismo: uma exigência que interessa à sociedade” e a constituição de Comissões Estaduais da Campanha em Defesa do Diploma são as prioridades do movimento neste momento.A pesquisa do site Comunique-se foi enviada por e-mail a seus usuários no dia 23 de outubro. Destes, 2.232 responderam às perguntas sobre a exigência do diploma para o exercício do Jornalismo, a criação de um órgão como a OAB para regular a atividade profissional e sobre a criação do Grupo de Estudos do Ministério do Trabalho e Emprego para atualizar a regulamentação da profissão. Na pesquisa havia espaço para que, caso quisessem, os participantes justificassem suas opções.Quanto à exigência do diploma, 73,9% dos participantes foram favoráveis. E 68,4% defenderam a criação de um órgão que fiscalize o exercício regular da profissão. E 70% aprovaram a criação do Grupo de Estudos do MTE.Valci Zuculoto, diretora de Educação da FENAJ e membro da Coordenação Nacional da Campanha em Defesa do Diploma mostrou satisfação com o resultado da pesquisa do Comunique-se. “A maioria dos usuários do site são jornalistas, estudantes ou da área de comunicação e os resultados mostram uma sintonia dos participantes com os anseios da sociedade”, disse, elogiando a iniciativa do Comunique-seEla lembra que a pesquisa FENAJ/Sensus, que apresentou números semelhantes à do Comunique-se, foi feita em todo o país e consultando toda a sociedade. Nela, dos dois mil entrevistados, 74,3% mostraram-se favoráveis ao diploma e 74,8% favoráveis a criação de um órgão que fiscalize o exercício da profissão.Segundo Valci, todas as consultas que têm ocorrido mostram amplo apoio social à exigência do diploma. E para reforçar seu argumento, lembra, também, da enquete promovida pelo Correio de Uberlândia, no seu site, onde 79% dos internautas foram favoráveis à exigência do diploma. "Estas pesquisas são mais um elemento a demonstrar o que os estudos científicos e debates que travamos na categoria já apontam, que a exigência do diploma é fundamental para o exercício do Jornalismo com qualidade e ética", finalizouMobilização prossegueRealizado em Brasília, no dia 18 de outubro, o II Encontro de Professores de Jornalismo do Distrito Federal, Goiás e Tocantins contou com mais de 100 participantes e 60 trabalhos inscritos. O evento aconteceu na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e teve como tema "A formação do jornalista multimídia". Nele, a campanha em defesa do diploma foi um dos destaques nos debates.Na semana passada, a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná e vice-presidente da FENAJ para a Região Sul, Aniela Almeida, realizou uma série de atividades no Norte do estado. Em Maringá juntamente com Rogério Fischer, diretor do Sindicato dos Jornalistas de Londrina, percorreu as redações divulgando o Prêmio Sangue Bom do Jornalismo Paranaense, a campanha de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho e a campanha em defesa do diploma. Em Londrina, onde ocorreu a I Semana de Jornalismo da UEL, de 22 a 24 de outubro, houve debate sobre o diploma e lançamento do livro “Formação Superior em Jornalismo: uma exigência que interessa à sociedade”. O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Londrina e diretor da FENAJ Ayoub Hanna Ayoub teve destacada participação no evento, comentando uma exibição fotográfica e integrando uma mesa redonda sobre o estágio acadêmico. Aniela Almeida participou de uma mesa redonda sobre a exigência do diploma para o exercício do Jornalismo.No Rio Grande do Sul, o Sindicato dos Jornalistas já iniciou o cadastramento de profissionais e estudantes que estejam dispostos a ir a Brasília acompanhar a votação, no Supremo Tribunal Federal, do recurso extraordinário que regulamenta a profissão de jornalista. A entidade pretende disponibilizar um ônibus para deslocamento dos interessados. Também vem debatendo com as escolas de Jornalismo, a possibilidade de paralisação na ocasião da votação.O próximo lançamento do segundo livro em defesa do diploma – editado pela FENAJ em parceria com a Cátedra FENAJ-UFSC de Jornalismo para a Cidadania - está agendado para a Universidade Católica de Pernambuco, em Recife, no dia 30 de outubro. No dia 31, o lançamento será em Ponta Grossa (PR) e em Belém do Pará o evento será no dia 5 de novembro, às 19n, na Federação da Agricultura do Estado. Em Fortaleza, haverá venda do livro e afixação do banner da campanha no II Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste, que será realizado nos dias 10 e 11 de novembro. Também no dia 11, o livro será lançado no Encontro de Comunicação da Universidade Potiguar (UNP), em Maceió (RN).As direções dos Sindicatos dos Jornalistas também discutem a constituição de Comissões Estaduais ou Locais para ampliarem a Campanha em Defesa do Diploma em suas bases. O Sindicato do Ceará já indicou seu diretor Claylson Martins para coordenar as atividades e em Pernambuco o indicado foi Ricardo Melo. Um dos encaminhamentos das Comissões Estaduais ou locais é a preparação de um novo Dia Nacional de Mobilização, que ocorrerá na data do julgamento do recurso sobre o diploma no STF.Para acessar as peças e materiais da Campanha em Defesa do Diploma, clique aqui.
Fonte: FENAJ

ORGANIZAR JÁ, em todos os estados, o novo DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO

Vamos realizar um novo Dia Nacional de Mobilização na data do julgamento do STF.Como esta data só será conhecida poucos dias antes, a orientação da CoordenaçãoNacional da Campanha é que as mobilizações sejam preparadas com antecedência e que
todos fiquem de sobreaviso para se movimentarem rapidamente.Além de Caravanas dos Estados para acompanhar o julgamento em Brasília, aCoordenação propõe que os Sindicatos mobilizem os Cursos de Jornalismo para que
paralisem as atividades normais no dia do julgamento e promovam atividades em defesado diploma. O mesmo deve ser feito nos locais de trabalho . Também busquem promovermanifestações públicas. O RS (Sindicato e Cursos), que sugeriram as atividades nas
escolas, já começou a preparação. Se iniciarmos a organização deste Dia já, com certeza será mais uma data históricano movimento dos jornalistas brasileiros.

sindicato dos jornalistas Profissionais do Acre - Sinjac (68) 9991-0076/(68) 3223-7418

A princesa e o sapo

Ana Paula, assessora do prefeito de Rio Branco, em pose especial com o engraxate mais conhecido da capital acreana conhecido por sapo. Calma que ela não vai dar um beijinho nele para que se transforme em um príncipe, ela apenas não perdeu tempo e sentou no trono do empresário dos sapatos para dar um brilho no pisante.

Zé Leite



Não há, no Acre, jornalista ou aspirante à profissão que não tenha ouvido falar nesse nome que marca a história do jornalismo no Estado. José Chalub Leite, imortalizado por sua contribuição à imprensa acreana e pela caricatura que o retrata sentado à maquina de escrever com o cigarro no canto da boca. Eterno homenageado pelo prêmio que leva o seu nome.Acreano de Rio Branco, José Chalub Leite nasceu no dia 13 de dezembro de 1939, quase paraense, pois escapou de nascer a bordo de um navio em Belém, filho de Miguel de Freitas Leite e Maria Chalub Leite e irmão de Ney Dirce, Miguel, Arthur (falecidos) e Eleonor.Aos cincos anos aprendeu a ler, graças à mãe, responsável por guiar os primeiros traços do garoto na escrita. Estudou em Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Belém (PA). Zé leite, como era conhecido pelos amigos, não chegou a concluir o colegial no Instituto Paraense, pois abandonou o curso de Contabilidade por absoluta aversão aos números, mas saiu a tempo de aprender que “o que sai debita-se”. Mais tarde a vida mostraria que o jornalismo teria perdido um grande militante se a profissão de contador houvesse falado mais alto. Alias, Zé Leite poderia ter sido qualquer outra coisa: padre, advogado, doutor, mas, como deixou registrado, “se não fosse jornalista, queria ser jornalista”.Após dez anos ausente do Acre, Zé Leite retorna às terras acreanas, em 1962 e recebe então um convite que escreve o rumo de sua vida e crava seu nome na história do Estado: o jornalista Lourival Messias do Nascimento o convida a escrever e desenhar para um semanário estudantil. Nascia aí a vocação irremediável: o jornalismo.Sempre fumando, sempre magrela, Zé Leite fundou vários semanários, colaborou com outros. Seu nome está escrito no expediente da primeira edição do primeiro jornal diário da cidade, O Rio Branco, marco na história do jornalismo impresso por inaugurar a era dos jornais diários, fundado em 1969. Foi editor de esportes, diretor geral e depois editor de “O Rio Branco”, criou “O Chute”, editou o semanário “O Jornal”, foi correspondente de vários jornais e revistas de circulação nacional e colaborador do “Diário do Acre”, “Hora do Povo”, “O Repiquete”, “Gazeta do Acre”, “O Crime”, “A Gazeta”, “Página 20” e “A Tribuna”, entre outros. Foi assessor de Comunicação Social da Prefeitura de Rio Branco e do Governo do Estado do Acre.Em jornal fez de tudo, porém detestava a pecha de melhor e maior. Considerava que ou o sujeito sabe ou não sabe, ou é competente ou não é. Odiava pressões, injustiças, quem aluga o talento e faz da imprensa caixa registradora.Considerava que o ou o sujeito sabe ou não sabe, ou é competente ou não é. Para ele, escrever era fácil ou impossível.De sua vivência trintona na imprensa acreana colecionou tantas historinhas que, por fim, a instâncias alheias e vontade própria decidiu reuni-las no livro “Tão Acre – O Humor Acreano de Todos os Tempos”(1992).Zé Leite tinha três paixões na vida: o Rio Branco Futebol Clube, o Clube do Remo e o jornalismo, além de torcer também pelo Botafogo. Mesmo sendo paraense, todos os contemporâneos o consideram o “pai da imprensa acreana”.Preparava-se para editar o segundo volume de “Tão Acre” quando faleceu, vítima de ataque cardíaco, no dia 27 de março de 1998, aos 58 anos. Casado com a Sra. Francisca Pinheiro Leite, com quem teve três filhos, Cristina, Arthur e Ary, Zé Leite deixou órfão, não três herdeiros, mas quatro: o jornalismo acreano também perdeu um grande pai.







Lançamento do 9º Prêmio de Jornalismo José Chalub Leite


Abertas as inscrições para o Prêmio de Jornalismo José Chalub Leite
Primeira diretoria do Sinjac foi homenageada durante o lançamento do prêmio
Tatiana Campos
Este ano a premiação em dinheiro soma R$ 30,5 mil e duas categorias foram adicionadas: jornalismo digital e melhor imagem, cada uma com prêmio de R$ 2,5 mil para o melhor trabalho escolhido. A categoria charge, antes premiada com R$ 1,5 mil, aumentou para R$ 2,5. Jornalismo impresso e telejornalismo passaram de R$ 5 mil para R$ 6 mil. A categoria fotojornalismo também ganhou um novo valor, passando para R$ 2,5 mil.
A primeira diretoria eleita para o Sinjac, exatamente há 20 anos, foi homenageada durante o lançamento. "A atual diretoria do sindicato assumiu a entidade em uma data importante de sua história e que não poderia passar em branco. O que estamos fazendo é um reconhecimento ao que estes jornalistas fizeram há 20 anos, fundando uma entidade que representa a categoria. São pessoas que há 20 anos já pensavam em uma classe organizada", disse o presidente do Sinjac, Marcos Vicentti.
Clique aqui e veja a galeria de fotos do lançamento da 9ª edição do Prêmio de Jornalismo José Chalub Leite
O Governo do Estado é um dos parceiros do prêmio e se aliou ao sindicato também para realizar a Semana de Comunicação, que antecede a entrega da premiação. "Este é um prêmio que se renova, que cresce a cada ano e o governo aposta nesta parceria que vem dando certo. O Sinjac tem uma trajetória bonita e sempre esteve presente nos momentos mais marcantes da história do Acre", disse o secretário de Comunicação, Jorge Henrique Queiroz.
Os patrocinadores da nona edição do prêmio são o Governo do Estado do Acre, Brasil Telecom, Assembléia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), Federação das Indústrias (Fieac), Banco da Amazônia e Prefeitura de Rio Branco. O apoio é da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
Clique aqui e veja a página especial sobreo Prêmio de Jornalismo José Chalub Leite

Romantismo com sorvetes

A equipe do Gazeta Alerta, TV Gazeta, é uma turma afinada, no que se refere a reportagens policiais. Na hora em que não há registros violentos na cidade, a repórter Lenilda Cavalcante e o repórter cinematográfico Jailson Fernandes, costumam tomar sorvetinhos bem juntinhos. O auxiliar de reportagem Vagner Luiz registrou este momento de rara beleza dos dois pombinhos nos intervalos das reportagens policiais.




Doação de órgãos

Este foi um vt feito por estudantes de pós-graduação em assessoria de comunicação do Iesacre/Uninorte - Acre.

O vt é uma propaganda institucional sobre doação de órgãos, em especial, a doação de córneas. A história se passa em uma praça, onde Aline fica recordando o passado feliz com seu grande amor, lembranças do passado alegre lhe vem à memória em preto e branco, como em um passeio com o grande amor de sua vida, Thiago. Contudo, Thiago morre, e Aline fica muito triste, lembrando dos beijos do amado. Nesse momento, Haroldo, um rapaz que recebeu o transplante de córneas de Thiago passa e esbarra em Aline, nesse momento, os mesmos gestos de Thiago são feitos por Haroldo. Então, Aline percebe o mesmo olhar de Thiago naquele homem e fica a imaginar seu grande amor. É claro que tudo não passa de ficção, a associação de transplante do Acre só existe no filme. Os atores desse filme foram Aline da Silva, Haroldo Matos e Thiago Araujo. Na produção participaram Eliane Viana, Ana Paula Batalha, Liberdade Marques e SidneyTorres, este último dirigiu, produziu, filmou e editou o filme.



Mais de R$ 30 mil para os jornalistas acreanos


Tatiana Campos


Prêmio José Chalub Leite será lançado amanhã no Horto Florestal com várias novidades e homenagens
O maior prêmio de jornalismo da Amazônia e o segundo maior do Brasil - perde apenas para o Prêmio Vladimir Herzog, organizado por São Paulo. Este é o Prêmio de Jornalismo José Chalub leite, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre (Sinjac) que será lançado amanhã, no Horto Florestal, durante o tradicional café da manhã da categoria. O valor da premiação ultrapassa R$ 30 mil. A primeira diretoria eleita do sindicato será homenageada na solenidade, que também anunciará a inclusão de duas novas categorias.
Um reforço na parceria entre Governo do Estado do Acre e o Sinjac para o patrocínio do prêmio permitiu o acréscimo na premiação das categorias do José Chalub Leite. A charge, antes premiada com R$ 1,5 mil, aumentou para R$ 2,5. Jornalismo impresso e telejornalismo passaram de R$ 5 mil para R$ 6 mil. A categoria fotojornalismo também ganhou um novo valor, passando para R$ 2,5 mil. As novas categorias - jornalismo digital e melhor imagem (esta última para repórteres cinematográficos) - serão premiadas com R$ 2,5 mil.
"A parceria com o Governo e com os demais patrocinadores também vai permitir que façamos uma Semana de Comunicação, a exemplo do ano passado, com a participação de profissionais renomados no jornalismo. A idéia é investir na formação do profissional, trabalhando para melhorar ainda mais a qualidade dos produtos jornalísticos elaborados no Acre", disse o presidente do Sinjac, Marcos Vicentti.
As duas categorias inseridas no regulamento este ano são Jornalismo Digital (para jornalistas de web) e Melhor Imagem, a ser concedido para o repórter cinematográfico.
No mais, as categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Charge e Jornalismo Impresso/Indústria e Telejornalismo/Indústria permanecem na premiação, sendo que nas três primeiras houve aumento no valor da premiação.
O José Chalub Leite de Jornalismo é um prêmio que preza pela confraternização, na qual todos os profissionais da imprensa acreana mostram o melhor do seu trabalho. A partir do dia 21, as inscrições estarão abertas, na sede do sindicato.
Como no ano passado, o prêmio será lançado também no interior. Sena Madureira, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó serão as cidades a receber a diretoria do Sinjac, que na mesma oportunidade levará palestras sobre a profissão com sorteio de livros de autores acreanos.
"No ano passado, quando lançamos o prêmio pela primeira vez no interior, os trabalhos de Radiojornalismo aumentaram significativamente. De seis inscritos, saltaram para 18. Acreditamos que esse aumento se deu em razão do lançamento feito no interior, que incentiva muito mais a participação dos jornalistas", destaca Vicentti.
Os patrocinadores da nona edição do prêmio são o Governo do Estado do Acre, Brasil Telecom, Assembléia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), Federação das Indústrias (Fieac), Banco da Amazônia e Prefeitura de Rio Branco. O apoio é da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

sexta-feira, outubro 17, 2008

Campanha em Defesa do Diploma deve ser fortalecida

Na semana passada, matérias publicadas em alguns sites e veículos disseminaram a idéia de que o fim do diploma como requisito para o exercício do Jornalismo é praticamente favas contadas. Representantes da FENAJ e da Coordenação Nacional da Campanha em Defesa da Formação viram em tais iniciativas tentativas dos donos da mídia de influenciar a decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal sobre o Recurso Extraordinário RE 511961, que questiona a constitucionalidade do requisito legal. E apontam que o caminho é fortalecer o movimento em defesa dos interesses dos jornalistas e da sociedade.
14/10/2008 17:30
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quarta-feira, outubro 15, 2008

Feliz aniversário

Com quase trinta anos dedicados integralmente a televisão da região Amazônica, desses vinte e dois anos à imprensa acreana como repórter da TV Acre e TV União, onde dirigiu programas polêmicos como A VOZ DO POVO, o jornalista e também bacharel em direito Michelangelo Botto, no dia 26 de setembro completou mais um ano de vida de forma discreta com a família.

Foto: Rose Peres

terça-feira, outubro 14, 2008

A filmagem...

Antonio Lisboa, também conhecido com Michael Jackson, repórter cinematográfico da TV Rio Branco, faz de tudo para poder pegar uma boa imagem. Veja nesta cena onde ele teve que ficar para obter um bom ângulo e poder captar uma bela imagem, sem contar com a ilustríssima presença do nosso colega Clélio Rabelo ao lado de Michael lhe servindo como inspiração.

segunda-feira, outubro 13, 2008

Conversa no pé do ouvido

O repórter cinematográfico Célio Roberto, TV Acre, em um papo cabeça com outro jornalista, uma verdadeira conversa no pé do ouvido, literalmente.

II Semana Acadêmica de Comunicação


Ufac realiza II Semana Acadêmica de Comunicação

Gisele Lucena

Palestras, debates, oficinas e atividades culturais fazem parte da programação


Chargista é jornalista? Jornalismo e literatura é uma possibilidade ou encrenca? Jornalistas são os historiadores do presente? Essas e outras questões serão discutidas de 13 a 17 de outubro, durante a II Semana de Comunicação (Seacom), organizada pelos acadêmicos do 7° Período de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Acre - Ufac.

Cinco anos após a realização da primeira edição da Seacom, docentes, discentes, técnicos administrativos e colaboradores se unem em prol de um debate sobre as possibilidades e desafios que cercam a comunicação. Para Aleta Dreves, coordenadora do curso e mentora do projeto, essa é mais uma oportunidade de intercâmbio. "Um dos principais objetivos é promover a interação entre docentes e discentes na área, apresentando mais possibilidades de perguntas e respostas, além de promover a interação e o conhecimento".


Com o tema Comunicação - Possibilidades e Desafios a programação tem início na segunda-feira, 13, a partir das 19h, no auditório da Biblioteca Marina Silva com a palestra "Jornalismo, literatura e tecnologia: possibilidades ou encrencas? Parcerias ou impossibilidades?" do professor Mestre Luiz Gonzaga Capaverde (FGV e Faculdades 7 de Setembro - Fortaleza-CE).


Mas a programação é extensa e ao todo serão 12 oficinas, duas palestras, uma mesa-redonda e uma mini-oficina. As atividades reunirão acadêmicos, profissionais da área e alunos do ensino médio para uma discussão que deve ampliar os conceitos em relação ao futuro da graduação e da carreira.

Mão na massa – TV, Rádio, Fotojornalismo, Diagramação e Direito para Jornalistas são alguns dos temas que terão destaque durante as oficinas que acontecem nos dias 15 e 16. A vagas são limitadas, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas nesta quinta e sexta-feira, das 15h às 21h, na Coordenação do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufac.


Programação Cultural – A II Seacom também conta com atividades artísticas. Na terça-feira, antes do início da Mesa Redonda, haverá uma apresentação de coreografia da Unidade de SwáSthya Yôga que também preparará aulas de alongamento, técnicas respiratórias e relaxamento para os participantes das oficinas. Na quinta, a partir das 21h, acontece mais uma realização do Circuito "A Cidade se Diverte" com participação das Bandas: Capuccino Jack, Blush Azul e Camundogs, na Ufac.

A II Semana de Comunicação é uma realização do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Acre, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Fundação de Cultura Garibaldi Brasil e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre. Mais informações: 39012667 ou acesse: http://seacomufac.blogspot.com.

Marcos Vicentti - Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre - Sinjac(68) 9991-0076/(68) 3223-7418

domingo, outubro 12, 2008

Chuvas

Amarildo Ferreira, auxiliar de reportagem da TV Gazeta, já se prepara para a época de chuva que se aproxima. E para que os jornalistas não se molhem, Amarildo já anda com seu pequeno guarda-chuva dentro do carro para qualquer emergência.


quinta-feira, outubro 09, 2008

Sapatinho de cristal

A jornalista Evelize Soares, TV Gazeta, não é a cinderela dos contos de fadas, mas também tem um sapatinho, não é de cristal, mas é parecido. O problema é que quando a moça vai fazer reportagens com esse dito sapatinho, parece uma coisa, repentinamente costuma cair uma tremenda chuva, e adivinhem o que acontece? O sapatinho fica todo enlameado, então a gata borralheira tem que limpa-lo. Tadinha, ainda por cima tem que arrancar páginas e mais páginas de seu caderno de anotações para da um trato no pisante.

quinta-feira, outubro 02, 2008

Prêmio Chalub Leite será lançado dia 21


Novidades sobre a premiação serão anunciadas em um café da manhã para jornalistas e patrocinadores no Horto Florestal

Quase R$ 30 mil em prêmios, duas categorias acrescentadas no regulamento e uma semana inteira de palestras para os profissionais e estudantes, antecedendo a grande festa de premiação.
Essas e outras novidades deverão ser anunciadas no lançamento do Prêmio José Chalub Leite de Jornalismo, dia 21, no Horto Florestal, onde jornalistas e patrocinadores do evento serão recebidos com um café da manhã.
Esse ano, o lançamento terá uma importância relevante, segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac), Marcos Vicentti. É que justamente no dia 21 a entidade completa 20 anos de fundação, motivo pelo qual serão homenageados todos os seus fundadores.
"A atual diretoria do sindicato assumiu a entidade em uma data importante de sua história e que não poderia passar em branco. O que estamos fazendo é um reconhecimento ao que estes jornalistas fizeram há 20 anos, fundando uma entidade que representa a categoria. São pessoas que há 20 anos já pensavam em uma classe organizada", disse o presidente.
O presidente reforçou que o momento especial do Sinjac fará com que a nona edição do Prêmio de Jornalismo José Chalub Leite se torne muito mais bonita. Ele antecipou que as duas categorias inseridas no regulamento este ano são Jornalismo Digital (para jornalistas de Web) e Melhor Imagem, a ser concedido para o repórter cinematográfico.
No mais, as categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Charge e Jornalismo Impresso/Indústria e Telejornalismo/Indústria permanecem na premiação, sendo que nas três primeiras categorias houve um aumento no valor da premiação.
O José Chalub Leite de Jornalismo é um prêmio que preza pela confraternização, onde todos os profissionais da imprensa acreana mostram o melhor do seu trabalho. A partir do dia 21, as inscrições estarão abertas, na sede do sindicato.
Vale lembrar que o prêmio é aberto para o jornalista que é sindicalizado e está em dia com suas mensalidades. Hoje o sindicato comporta mais de 90 membros e espera um recorde de inscrições até o dia 5 de dezembro, data limite de inscrição.
Lançamento no interior - Como no ano passado, o prêmio será lançado também no interior. Sena Madureira, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó serão as cidades a receber a diretoria do Sinjac, que na mesma oportunidade levará ás cidades palestras sobre a profissão com sorteio de livros de autores acreanos.
"No ano passado quando lançamos o prêmio pela primeira vez no interior, os trabalhos de Radiojornalismo aumentaram significativamente. De seis trabalhos inscritos aumentou pra 18. Acreditamos que esse aumento se deu em razão do lançamento feito no interior, que incentiva muito mais a participação dos jornalistas", destaca.
Os patrocinadores da nona edição do prêmio são o Governo do Estado do Acre, Brasil Telecom, Assembléia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), Federação das Indústrias (Fieac), Banco da Amazônia e Prefeitura de Rio Branco. O apoio é da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Renata Brasileiro

Olhar sensual

O repórter cinematográfico Kennedy Santos, TV Aldeia, fez uma viagem de 10 dias pelo Peru, na caravana da indústria, por lá o empresário Beto, do café Contry, quis trocar de profissão e filmou boa parte da viagem. Vejam a classe do empresário e cinegrafista filmando. Vejam também na foto a elegância do empresário com a sobrancelha esquerda bem alta e o olhar de Don Juan ao filmar os amigos de viagem.


quarta-feira, outubro 01, 2008

Conversa relaxante

Os repórteres Adailson Oliveira e Gerson Rondon, estavam em um supermercado da cidade que tem orgulho de ser acreano, em uma conversa bem relaxante, tão relaxante que o jornalista Adailson Oliveira relaxou um pouco seu corpinho de garoto de 20 anos quebrando a asa e soltando a barriguinha de chopp.