terça-feira, março 31, 2009

Manifestações em defesa do diploma são intensificadas

Recurso Extraordinário que questiona a constitucionalidade da exigência do diploma em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão entrará na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, 1º de abril. Para chamar a atenção da sociedade para o julgamento, que será transmitido pela TV Justiça a partir das 14 h, e manifestar repúdio à ação, jornalistas, estudantes e simpatizantes da luta pela qualidade do jornalismo realizam manifestações em todo o País. A ampliação da mobilização começou nesta segunda-feira, nas manifestações contra a crise econômica e as demissões.
No Ato contra a Crise e as Demissões, realizado na manhã desta segunda-feira (30/03) e organizado pelas centrais sindicais, os trabalhadores de Goiás disseram Sim à exigência da formação superior em Jornalismo como condição para o exercício da profissão. O Sindicato dos Jornalistas de Goiás se fez presente na manifestação, que teve início na Praça do Bandeirante (Centro) e seguiu em passeata rumo ao Palácio das Esmeraldas (sede do governo estadual).
Na manifestação, o presidente do Sindicato, Luiz Spada, disse que os jornalistas integravam a luta contra a crise e as demissões, pois se trata de um problema que também atinge os jornalistas. Ele fez um breve relato da questão do diploma e obteve o apoio dos trabalhadores à luta para que o Supremo Tribunal Federal mantenha essa exigência para a obtenção do registro profissional. Representantes da Campanha em Defesa do Diploma participaram de atos semelhantes em diversos estados.
Nesta terça-feira, jornalistas e estudantes de Jornalismo de Goiás promovem ato público em defesa da formação superior, a partir das 10 horas, em frente ao Tribunal de Justiça e na quarta-feira, uma caravana do Sindicato se fará presente na vigília em frente ao STF enquanto os ministros votam o recurso. Na quarta-feira, o STF também deve julgar a ação do PDT que pede a revogação da Lei de Imprensa.
A coordenação da campanha orienta seus apoiadores a continuarem enviando mensagens ao STF. Sugestão de texto e outros materiais da campanha podem ser acessados clicando aqui. O julgamento do recurso poderá ser acompanhado pela TV Justiça.
Acompanhe, a seguir, o quadro de mobilizações nos Estados.
São Paulo
Na noite desta segunda-feira, a luta pela obrigatoriedade do diploma esteve na ordem do dia da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Diversas Regionais do SJSP preparam o acompanhamento do julgamento no STF pela TV Justiça. Com a lotação de dois ônibus já confirmada para a participação da categoria no Ato Público Nacional do dia 1º de abril, há possibilidade de ampliação da delegação paulista com o fretamento de um terceiro ônibus nas próximas horas.
Rio Grande do Sul
Além de uma mobilização nesta segunda-feira durante treino da Seleção Brasileira no Complexo Esportivo da PUC, em Porto Alegre, representantes do Sindicato participaram de palestra sobre o diploma na Univates, em Lajeado. Nesta terça-feira, 31 de março, às 10 horas, haverá a Marcha do Diploma, com concentração na Praça da Matriz e deslocamento até o Tribunal Regional Federal da 4ª Região; às 18 horas, tem início o deslocamento da delegação do Rio Grande do Sul que acompanhará a votação no STF em Brasília. Na quarta-feira, às 14 horas, haverá vigília no Centro de Porto Alegre. O Sindicato está distribuindo edição especial do jornal Versão dos Jornalistas exclusiva sobre o diploma. No sábado (28/3), no tradicional Baile da Cidade (comemorativo ao aniversário de Porto Alegre e que reúne milhares ao ar livre), houve panfletagem em defesa do diploma, e, no domingo (29), foi montada uma barraca e acampamento no Brique da Redenção. Nesta segunda, houve participação do movimento no Ato Contra a Crise e as Demissões.
Piauí
Nesta terça-feira, dia 31, haverá panfletagens nas redações, nas assessorias de imprensa, na Assembléia Legislativa, Câmara de Vereadores, Tribunal de Justiça e outros órgãos, bem como panfletagem com manifestação no Centro de Teresina.
Mato Grosso do Sul
O Sindicato dos Jornalistas, a representação local do FNPJ e as coordenações dos cursos de Jornalismo da UFMS, Uniderp/Anhanguera, UCDB e Estácio de Sá vão realizar um grande ato público nesta terça-feira, a partir das 19 horas (horário de MS), na Praça do Rádio Clube. Haverá, também, apresentações musicais, como as dos cantores Celito Espíndola e Gilson Espíndola, ícones da música sul-mato-grossense, que também são professores das áreas de Radialismo e Publicidade e apoiadores da causa.
Ceará
Desde quinta-feira, o Sindicato dos Jornalistas realiza visitas e panfletagens nas faculdades de Jornalismo, veículos de comunicação e em eventos que ocorrem em Fortaleza. Representantes do movimento participaram hoje do Ato contra a Crise e as Demissões, às 15 horas, na Praça do Ferreira. Para terça-feira, às 9 horas, estão programadas uma panfletagem na Assembléia Legislativa e um ato público em defesa do diploma na Praça da Imprensa. Às 14h30, a presidente do Sindicato, Deborah Lima, concede entrevista à TV Fortaleza. No dia 1º, haverá vigília na sede do Sindicato, às 14 horas, com acompanhamento do julgamento do recurso contra o diploma, e, às 19 horas, haverá edição especial do Conversa Afinada, com debate repercutindo o resultado do julgamento com os jornalistas convidados Adísia Sá, Nilton Almeida, Paulo Mamede e Plínio Bortolotti.
Rio de Janeiro
Estudantes, profissionais de todas as categorias e a sociedade em geral estão convidados para participar da manifestação de apoio à obrigatoriedade do diploma de jornalista, nesta terça-feira, dia 31, ao meio-dia. A manifestação será realizada em frente à Câmara dos Vereadores, na Cinelândia.
Santa Catarina
Nesta terça-feira, dia 31, às 19 horas, no auditório da Fecesc, em Florianópolis, o Sindicato promove o lançamento do livro Formação Superior em Jornalismo – Uma Exigência que Interessa á Sociedade, com a presença de organizadores e autores de textos. Nesta segunda, dia 30, às 15 horas, o curso de Jornalismo da UFSC promoveu a aula inaugural de 2009, no auditório do CCE/UFSC, comemorativa aos seus 30 anos, com participação de dirigentes da FENAJ. No dia 1º, o Sindicato promoverá ato público em frente ao TRF.
Pernambuco
Nesta segunda, o movimento em defesa do diploma marcou presença no Ato Público contra a Crise e em Defesa do Emprego, organizado por centrais sindicais e movimentos sociais, em frente à sede da Federação das Indústrias de Pernambuco. Já na terça-feira, haverá manifestação e panfletagem em frente ao TRF, das 9 às 12 horas. Depois, haverá visita às grandes redações de Recife.
Alagoas
Representantes da Campanha em Defesa do Diploma participaram nesta segunda-feira do Ato contra a Crise e em Defesa do Emprego no Centro de Maceió. Para terça-feira (dia 31), está programado ato dos jornalistas, estudantes, professores e lideranças sindicais em frente ao prédio da Justiça Federal, a partir das 14 horas. Pela manhã, haverá pronunciamentos durante o lançamento do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, promovido pela Abes-AL. E, na quarta-feira, 1º de abril, será realizada uma vigília em frente à sede da OAB-AL, com telão e carro de som, às 14 horas.
Bahia
O Sindicato dos Jornalistas - em parceria com o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo - Regional Bahia e estudantes de Jornalismo - agendou manifestação para esta terça-feira, às 11 horas, em frente ao Fórum Ruy Barbosa, que fica no Campo da Pólvora, em Salvador.
Paraná
Já estão programadas atividades em seis cidades para o dia 31. Em Curitiba, haverá ato às 11 horas, na Boca Maldita. Em Ponta Grossa, às 10 horas, haverá uma palestra no curso de Jornalismo da UEPG e, em seguida, uma caminhada até o Centro da cidade, com panfletagem. Em Foz do Iguaçu, está programado um ato às 18 horas de terça-feira, na Praça do Mitre, com a participação de profissionais e estudantes da UDC. Em União da Vitória, o curso de Jornalismo da Uniuv está organizando um ato a partir das 20h15 no pátio da faculdade, com distribuição de panfletos. Em Cascavel, acontece panfletagem, promovida pela Diretoria Regional do Sindjor, às 11 horas, em frente à catedral, na Avenida Brasil. Já em Londrina, haverá um pronunciamento, às 14h30, na Câmara de Vereadores, e, em seguida, uma concentração na frente do prédio do Fórum. A manifestação tem o apoio do Centro Acadêmico do Curso de Comunicação da UEL. Apoiando o movimento dos jornalistas e da sociedade, o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) defendeu, no dia 26, a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista.
Fonte:Fenaj

Nenhum comentário: