terça-feira, junho 17, 2008

Crítica pela Crítica

O presidente do SINJAC, Marcos Vicentt, deixou uma mensagem à categoria sobre seu atual mandato a frente da instituição.

Marcos Vicentti *
O trabalho que está sendo realizado no decorrer dos meses em que atuo como presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado Acre (Sinjac) transformou-se num grande aprendizado pessoal. Reafirmo o que muitos de nós já sabemos que para a sobrevivência de uma entidade, existe a necessidade da participação efetiva da categoria para fazer funcionar essencialmente o exercício e concretização de seus plenos poderes e deveres enquanto entidade representativa.
Quando analiso o comportamento de alguns jornalistas que não fazem qualquer esforço pela entidade, não participam das decisões da categoria e preferem criticar o que está sendo feito com discursos moralistas, fico triste. Mas a esses companheiros faço o convite para que venham compor este trabalho, trazendo suas idéias, projetos e sim, as críticas. É um convite para sonharmos juntos, porque só argumentar sem realizar não tem sentido.
Uma categoria forte não se constrói apenas em conversas pelos corredores. Acredito em uma unidade, por isso, quando me convidaram para ser candidato para unir esforços, aceitei. Logo que assumi o Sinjac não aceitei interferências que visavam apenas interesses próprios. Aos interesses coletivos, dei credibilidade.
Estamos há sete meses a frente do sindicato, e várias conquistas fazem parte dessa história. Dobramos o número de jornalistas sindicalizados, e o patrimônio do Sinjac, conquistamos uma sede mais ampla e com maior comodidade.
Mas não se trata apenas de estrutura física. Aprovamos em assembléia uma tabela para o jornalista free-lancer, criamos um site para manter a categoria informada sobre as ações do Sinjac, lançamos um selo de 20 anos em comemoração atuação do sindicato.
Parcerias também foram fundamentais. Por meio delas, lançamos dois livros. Os jornalistas que atuam nos municípios também foram beneficiados com palestras que permitem a troca de experiências. Foi implantado o primeiro núcleo do Sinjac em Cruzeiro do Sul.
A crítica é muito mais bem vinda quando com ela também são apresentadas às sugestões. Lutar pela melhoria da categoria é uma responsabilidade de todos os jornalistas. Para isso existem as reuniões, as assembléias, que democratizam este processo.
Participar é preciso, porque essa é a maneira de fortalecer as demandas da categoria, cada dia mais atacada pela classe patronal. Participar significa atender aos chamados da entidade, principalmente nos eventos realizados com o objetivo de integrar ou buscar o aperfeiçoamento da categoria.
* Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre
Fonte: SINJAC

Nenhum comentário: