quarta-feira, novembro 26, 2008

Estudantes, profissionais e professores discutem o futuro do Jornalismo

À medida que se aproxima a votação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do recurso que questiona a exigência do diploma para o exercício do Jornalismo, crescem os debates sobre o tema. Durante o mês de novembro, dezenas de atividades promovidas pelos sindicatos da categoria, por professores e estudantes trouxeram o assunto a tona em quase todos os estados brasileiros. A defesa do diploma foi um dos assuntos com destaque no 6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, realizado de 19 a 21 de novembro, em São Bernardo do Campo.


A discussão sobre a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista mobilizou estudantes e profissionais de comunicação, na última terça-feira (18), em Brasília. "Ter ou não ter, eis a questão: o diploma de jornalismo em debate" foi o tema do encontro promovido por alunos de jornalismo do Centro Universitário de Brasília-UniCEUB, com apoio da Coordenação do curso. Fizeram parte da mesa o diretor-geral, Fernando Tolentino; o coordenador do curso de Comunicação, professor Henrique Moreira; a representante dos alunos, Maria Melo; o deputado federal por São Paulo, Celso Russomano; o diretor da FENAJ, José Carlos Torves; o presidente do Sindicato dos Jornalistas do DF, Romário Schetino; os jornalistas Eliane Catanhêde (Folha de S. Paulo), Leandro Fortes (Carta Capital) e Diego Iraheta (Rádio Band News FM) e o diretor da rádio comunitária Utopia, de Planaltina, João Batista Oliveira.

Em São Bernardo do Campo (SP), aconteceu, entre os dias 19 e 21 de novembro, na Universidade Metodista, o 6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (da SBPJor), com o tema “A construção do campo do Jornalismo no Brasil”. O livro "Formação Superior em Jornalismo: uma exigência que interessa à sociedade”, editado pela FENAJ, foi lançado na sessão de autógrafos de várias obras, na noite do dia 20, com a participação da diretora da FENAJ, Valci Zuculoto e do professor e coordenador do mestrado em Jornalismo da UFSC, Eduardo Meditsch, ambos autores de textos da publicação. O banner da Campanha esteve em exposição, durante os três dias do evento, na entrada do auditório principal do Encontro. As diretoras Valci Zuculoto (Educação) e Adriana Santiago (Cultura) divulgaram a Campanha e incentivaram os pesquisadores e professores participantes a mobilizarem suas instituições para promoções, especialmente o lançamento do Livro.

No evento foram agraciados os vencedores do 3º Prêmio Adelmo Genro Filho. Os vencedores da edição de 2008 foram Marcos Palacios (UFBA), Suzana Barbosa (UFF), Marcelo Ruschel Träsel (UFRGS) e Gabriela Jardim Rocha (PUC-Minas).

Uma comissão de diretores da FENAJ e dos sindicatos de jornalistas do Ceará e do Paraná fez campanha pela obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão durante o 14º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). Realizado de 19 a 23 de novembro na cidade do Rio de Janeiro, o curso reuniu jornalistas e sindicalistas de todo o Brasil para discutir o tema ‘’Mídia dos trabalhadores e política’’. Durante o evento, houve a distribuição do manifesto ‘’Em defesa do Jornalismo, da Sociedade e da Democracia no Brasil’’, assinado pela FENAJ e os 31 sindicatos de jornalistas do Brasil, venda de camisetas da Campanha Nacional do Diploma e do Livro. Participaram do curso a tesoureira da FENAJ e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Déborah Lima, os coordenadores da Campanha, Márcio Rodrigues, diretor de Defesa Corporativa do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, e Cristiane Bonfim, secretária-geral do Sindicato do Ceará e coordenadora do Comitê pela Democratização da Comunicação no estado.

Em Alagoas, o Livro foi mais um ingrediente do Prêmio Banco do Brasil Petrobrás de Jornalismo, entregue no sábado, dia 22, no Espaço Pierre Chalita, em Maceió. Estiveram presentes, além dos dirigentes do Sindicato, o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, o representante do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Ricardo Melo, e o vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Audálio Dantas. Alagoano, Audálio Dantas recebeu, na solenidade, a Medalha Denis Agra, por sua contribuição à imprensa, seu engajamento na organização dos jornalistas e sua luta pela democratização da comunicação.

Em Minas Gerais haverá lançamento do Livro, nesta quarta-feira (26), no Centro Universitário UMA, em Belo Horizonte, durante a Semana de Interdisciplinaridade do Curso de Comunicação Social/Jornalismo. Em Santa Catarina, o evento, que também aconteceria no dia 26, foi adiado devido as fortes chuvas que provocam uma série de problemas e tragédias em diversas cidades, inclusive a capital, Florianópolis. Uma nova data será marcada em breve. Na Paraíba, o lançamento acontecerá, no dia 29, na posse da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas.

Os destinos da profissão e da formação de jornalista também estarão em pauta em Salvador, nos próximos dias 28 e 29 de novembro, durante o I Encontro Estadual de Professores de Jornalismo. Além dos docentes, estudantes, profissionais e pesquisadores debatem temas como o perfil e as perspectivas da formação superior na área, a constituição de novos conglomerados empresariais mantenedores de faculdades, o perfil do profissional frente às novas tecnologias e os projetos pedagógicos dos cursos. As discussões vão ocorrer no auditório da Câmara de Vereadores (na Praça Municipal, no Centro). A entrada é franca. As inscrições devem ser feitas no local, no dia do evento. O Encontro é organizado por uma equipe de docentes voluntários, reunidos pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), com a intenção de deflagrar um movimento por qualidade na formação do jornalista na Bahia.

Todos os materiais da Campanha em Defesa do Diploma estão disponíveis no site www.fenaj.org.br ou clique aqui.

Nenhum comentário: