terça-feira, novembro 11, 2008

Um Prêmio aos Jornalistas

Marcos Vicentti*

Amigos e amigas, jornalistas. Faltam 36 dias para conhecemos os grandes vencedores da 9ª edição do Prêmio José Chalub Leite de Jornalismo. Este não é um prêmio qualquer. É maior prêmio da Amazônia e o segundo, maior realizado pelo um sindicato, do Brasil. Devemos participar para valorizar uma coisa nossa, da nossa terra, do nosso Estado.

É certo que, quando chega este período, muitas especulações e boatos surgem. Jornais e jornalistas ameaçam não participar sob a égide de toda sorte de argumentos, que não se sustentam quando confrontados com a realidade.

Ninguém constrói com o ódio e a discórdia. Este ano, o nosso sindicato completou 20 anos de existência. Muitos passos importantes para garantir a sua sustentabilidade foram dados, mas precisamos continuar na caminhada para nos tornarmos, a cada dia, mas forte.

Um sindicato forte se constrói com a participação e os envolvimentos dos seus filiados. A entidade de classe deve lutar, permanentemente, pelos seus associados, mas os associados também devem estar dispostos a fortalecer aqueles que lhes representam na luta.

O Prêmio José Chalub Leite fugiu da alçada restrita dos jornalistas. É um evento da sociedade acreana. A seriedade com que todo processo é conduzido não pode nem merece ser posta em xeque. Agir dessa forma é querer contaminar uma das coisas mais belas e sérias da nossa imprensa.

Vamos participar. Vamos inscrever os nossos trabalhos neste momento histórico para a nossa categoria. Jornalistas como Stalin Melo, Pitter Lucena e Raimundo Afonso pensaram na realização do Prêmio como uma
forma de agregar a categoria e torná-la forte.

Façamos uma reflexão sobre a grandiosidade dessa iniciativa, que se transformou em uma referência para o jornalismo praticado na região Norte. O José Chalub Leite revela ao Brasil uma realidade amazônica cheia de diversidades e dificuldades. Esse é um dos nossos papéis.

A preocupação com a nossa história deve estar sempre e constantemente na nossa pauta. Temos duas décadas de muitas conquistas, mas, juntos, podemos conquistar ainda mais. Todos somos participantes ativos dessa histórica. Vamos sonhar juntos e tornar realidade o sonho escrevendo novos capítulos de uma sociedade em construção.

Amigos e amigas, quando fui convidado para presidir o nosso sindicato, não pensei em transformar a nossa entidade numa ilha isolada da sociedade e da categoria. Temos uma diretoria composta de 42 membros. Sei que cada um tem seus compromissos e responsabilidades, mas, se juntarmos as nossas forças e ideais, podemos fazer muito mais e facilitar a caminhada.

Estamos há pouco mais de um ano à frente do sindicato. Continuo acreditando na possibilidade de agregar a categoria em torno de um projeto que nos fortaleça como profissionais perante os patrões e, principalmente, à sociedade.

Estamos diante do IX Prêmio José Chalub Leite e da II Semana de Comunicação, que será aberta aos acadêmicos e a comunidade. Acredito que é um bom momento para reunirmos novamente as forças.

Acreditando na união de força é que, pela primeira vez, fizemos o lançamento Prêmio José Chalub Leite de Jornalismo em Sena Madureira, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó. Isso significa que o Sindicato está conseguindo agregar as regionais.

Organizamos o primeiro Encontro de Mulheres Jornalistas do Acre, quando, pela primeira vez, publicamos um livro com crônicas dessas guerreiras, que lutam no dia-a-dia na imprensa acreana.

Lançamos também a cartilha com direitos dos Jornalistas, as duas primeiras publicações de livros do Sinjac. Um ano a frente da entidade, essa diretoria realizou o primeiro Seminário de Jornalismo Empreendedor para jornalistas profissionais e acadêmicos.

Este ano acrescentamos, mas duas categorias ao Prêmio, Melhor Imagem, que inseri os repórteres cinematográficos e o jornalismo digital. Isso garante um aumento do IX Prêmio José Chalub Leite, que salta de sete categorias para nove.

O momento é de avançar. Vamos avançar juntos para conseguirmos assegurar o prêmio maior de todos nós, que fazer um jornalismo de qualidade, que garanta-nos o reconhecimento pleno dos nossos leitores, ouvintes e telespectadores.

* Marcos Vicentti é presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre

Nenhum comentário: