quinta-feira, novembro 16, 2006

0 rádio e suas potencialidades

Alguns cientistas buscavam, através de experimentos, encontrar um meio de transmitir mensagens entre pontos distantes sem a utilização de fios. Eles não tinham em mente a emissão em massa mas sim a comunicação entre dois pontos. Porém esta experiência deu certo e através de ondas eletromagnéticas é possível se comunicar com pessoas nos mais distantes segmentos da sociedade.
Na década de 20 este experimento chega ao Brasil, para muitos era como se fosse a única forma de diversão, pois emitia músicas, algumas informações e em especial novelas; os mais antigos contam que ficavam ligadinhos no rádio, ao mesmo tempo em que faziam suas obrigações, no entanto quando chegava a hora das novelas paravam tudo era proibido expressar alguma palavra naquele momento, o que chama a atenção é que este comportamento não era exclusivamente feminino, mas os homens também se interessavam pelo assunto.
As maiores vantagens da programação radiofônica são fáceis de identificar: a instantaneidade das informações, rapidez, atualidade (o que o diferencia dos outros meios de comunicação, alguns quando divulgam a informação esta já é considerada velha), ouve-se a programação sem ter que estar preso ao aparelho uma vez que não utiliza imagens, não necessita de um público específico, pois a programação é feita de forma a alcançar a todos.
Desde quando surgiu o rádiojornalismo até o momento atual a audiência só tem avançado, pensava-se que com a chegada da televisão ao Brasil o rádio pudesse se tornar esdrúxulo, o que não aconteceu, sua amplitude tornou-se ainda maior.
No rádiojornalismo algumas pessoas encontram um espaço para expor problemas, procurar pessoas ou documentos perdidos, passar informações novas, opinar sobre o assunto debatido, fazer denúncias, em fim o rádiojornalismo é hoje o meio de comunicação mais eficaz em todo país, pois por meio dele é que se alcança uma comunicação de massa.
Ultimamente nas campanhas políticas, o rádiojornalismo até parecia um cabo eleitoral de alguns candidatos. Em um determinado programa jornalístico que é apresentado todas as manhãs de segunda a sexta-feira a proposta era única e exclusivamente a de divulgar vantagens relacionadas ao candidato e atual governo federal, isso porque é notório o alcance em massa. Em épocas de eleição a essência do rádiojornalismo é esquecida e este se torna um “determinador do futuro” , pois é utilizado de forma apelativa convencendo os menos informados das inverdades políticas do nosso estado ou país.
Nem mesmo os avanços tecnológicos conseguiram deter a potencialidades do rádiojornalismo, a rede mundial de computadores trouxe a possibilidade de amplitude mundial do conteúdo radiofônico. Hoje é comum o acesso de pessoas em qualquer lugar do mundo a diferentes emissoras de rádio. Um cidadão do interior pode acessar a uma rádio nacional e até internacional, ainda que não possua conecção à internet em casa, pois as lan houses garantem este acesso.
Portanto, o que seria apenas um meio de transmitir mensagens entre pontos distantes sem a utilização de fios tornou-se a forma mais eficaz de se fazer uma comunicação em massa, o rádiojornalismo só tende a crescer em sua programação, pois foi um experimento que chagou para ficar, muito embora alguns ainda utilizam deste meio para se promover ou a alguém, o que fere a ética jornalística, mas a cada ano as universidades lançam no mercado de trabalho dezenas de profissionais que acredito ser pessoas devidamente preparadas para saber dar a César o que é César, ou seja, usar o veículo com a finalidade para a qual este foi criado.
Texto: Juliana Carla

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