sábado, novembro 04, 2006

Agência Repórter Social revela bancada dos donos da mídia


A nova bancada dos donos da mídia no Congresso Nacional foi mapeada pelo jornalista Alceu Luís Castilho, editor da Agência Repórter Social. Um terço dos senadores e mais de 10% dos deputados eleitos para o quadriênio 2007-2010 controlam rádios ou televisões. O levantamento inédito da Agência Repórter Social sobre a posse de rádios e TVs por parlamentares, foi feito a partir de dados entregues pelos próprios parlamentares aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), na maior parte disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para alcançar o total de 27 senadores, a reportagem aproveitou o trabalho do Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom), do Rio Grande do Sul, que no ano passado divulgou uma lista que incluía os senadores que têm parentes com concessão de rádio ou/e televisão.

O mesmo vale para os deputados, desta vez conforme a lista divulgada em 2005 pelo professor Venício de Lima, da Universidade de Brasília, sobre os deputados que aparecem diretamente na relação de concessionários de rádios e TVs do Ministério das Comunicações.

Segundo Lima, a lista de deputados que têm parentes com concessões ainda não feita, e deve fazer o número de deputados com controle de rádio e televisão passar de 100.

Trampolim da Vitória

Uma das rádios do senador Garibaldi Alves (PMDB), candidato ao governo do Rio Grande do Norte, chama-se Trampolim da Vitória. Ele possui mais sete rádios no Estado e duas televisões em Natal - uma retransmissora do SBT, outra da Rede Globo.

O fenômeno das concessões de rádio e TVs por parlamentares é definido por Venício de Lima e por James Görgen, do Epcom, como "coronelismo eletrônico".

Além dos senadores, inúmeros deputados com rádio e TV estão entre os mais influentes da Câmara. É o caso de Inocêncio Oliveira (PL-PE) e Jader Barbalho (PMDB-PA), ex-presidentes da Câmara e do Senado, e do ex-ministro das Comunicações Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Entre os deputados reeleitos 12 estão na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, justamente a responsável pela aprovação ou renovação de outorgas.

Cliqui nos links abaixo para acessar o levantamento:

Entre eleitos, 80 parlamentares controlam rádio ou televisão
Dados do TSE engrossam "bancada da comunicação": 27 senadores do quadriênio 2007-2010 e 53 deputados têm concessão pública nesse setor ou um parente no comando.

No Sudeste, 18 parlamentares com controle de rádio e TV
São três senadores com concessão ou parente com outorga; dois deles são mineiros entre 15 deputados, seis são de Minas e seis de São Paulo.

Na região Sul, oito parlamentares com controle de rádio e TV
São três senadores e cinco deputados com concessão ou parente com outorga.

No Centro-Oeste, dois senadores e um deputado com controle de rádio e TV
Número de parlamentares com concessões ou parentes com outorga é o menor do País; são dois tucanos e um do PFL.

No Norte, sete parlamentares com controle de rádio e TV
São três deputados paraenses com concessão ou parente com outorga, mais dois senadores e um deputado de Roraima e o amapaense-maranhense José Sarney.

No Nordeste, 44 parlamentares com controle de rádio e TV
Confira a lista de 16 senadores e 28 deputados da região com concessões do Ministério das Comunicações ou parentes com outorga.

Veja quem são os parlamentares com rádios e TVs de maior valor
Entre os que especificaram cotas ao TSE, milionários da comunicação são os deputados eleitos Sarney Filho e Bulhões e os senadores Wellington, Albano e Jereissati.

PMDB, PSDB e PFL têm 67% dos parlamentares com concessão
Com PP e PL, total chega a 82%, ou 66 deputados e senadores ; outros oito partidos, entre eles PT, PSB e PDT, possuem entre um e três parlamentares na lista.

Fonte: Site o Jornalista

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito