quarta-feira, novembro 15, 2006

Luz, câmera e lucro

Atualmente o telejornalismo é o meio de comunicação mais acessado no mundo, existem a disponibilização de imagens, sons e informações nos mais variados gêneros para a população “gratuitamente”. Muita gente pensa que não se paga nada em relação ao que sai na tv aberta, como: noticiários diários, telenovelas, filmes, comerciais etc. Engana-se quem pensa assim, pois a mídia televisiva é um lobo em pele de cordeiro, ela é uma concessão pública, mas também é uma empresa e, como tal, visa lucros, mas de onde vem este lucro se qualquer pessoa que tenha um aparelho de televisão pode ter toda a programação local e nacional em sua casa?
Então, vejamos por outro lado. Existe uma cadeia de interesses por parte de políticos e grandes empresários em mostrar e vender suas ideologias e produtos, para que isso aconteça, uma propaganda em um veículo de massa como a televisão é fundamental. O político que tem conchavos com os empresários da comunicação se utilizam dos horários nobres para falar ao povo somente o lado bom de seu governo, fazendo com que o mesmo continue no poder como um bom moço, esquecendo o lado podre de sua administração pública e quem paga por isso é a população. Já o dinheiro gasto em comerciais é repassado aos clientes nos produtos anunciados pela emissora, só para se ter uma idéia, um comercial de trinta segundos a nível nacional não sai por menos de duzentos mil reais.
Nós, por vivermos em um país capitalista, somos consumidores natos. Seguindo este raciocínio, os telejornais, que são formadores de opinião, faturam alto quando existem interesses particulares envolvidos. Como é o caso de alguns velhos caciques da política ou de empresários abutres que só pensam em lucrar. Para que isso aconteça, se utilizam do poder financeiro e político que têm para bombardear uma população desinformada e acéfala aos acontecimentos reais com informações maquiadas e até falsas para obterm seus objetivos escusos. As programações jornalísticas e comerciais não passam de um cavalo de Tróia eletrônico, um cupim que destrói a opinião pública, como uma lobotomia pós-moderna via ondas eletromagnéticas, somos manipulados de tal forma que até a intelectualidade daqueles menos esclarecidos os fazem utilizar suas massas cinzentas, pouco desenvolvidas, em prol dos oportunistas burgueses e ateístas que não medem escrúpulos para obterem o poder.
Entretanto, o fruto proibido que será dado ao povo para que descubra o pecado midiático que existe, não virá a galope, será um aprendizado longo e doloroso, pois quando se fala que “uma imagem vale mais do que mil palavras” também podemos citar que “a mão que afaga também bate”.
Sendo assim, até quando viveremos em uma sociedade onde os meios de comunicação são corrompidos e acorrentados pelo egoísmo destes coronéis de barranco do século XXI, enganadores, nazistas de meia tigela cujo ideal é somente o “venha a nós e o vosso reino que exploda”? Certamente a mudança deste dogma será com o futuro social e intelectual dos primogênitos que virão e que estes possam ser moldados com uma pluralidade de bons costumes, mudando este conceito retrogrado de poder acima de qualquer ideologia política, social e religiosa e sim do restabelecimento da honra e da solidariedade mútua entre os cidadãos brasileiros.
Texto: Sidney Torres

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